Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mourão convoca povo para manifestações de 7 de setembro de 2021, mostra vídeo #boato

Mourão convoca povo para manifestações de 7 de setembro de 2021, mostra vídeo #boato

Mourão convoca povo para manifestações de 7 de setembro de 2021, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo mostra o general Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro, convocando a população para manifestações do dia 7 de setembro de 2021.

Passada a sanha pelo voto impresso, que gerou inúmeras fake news nos últimos, parece que há uma nova pauta entre os boateiros de plantão: as manifestações de 7 de setembro de 2021. E a última história que circula online aponta para o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão.

Um vídeo no qual Mourão estaria convocando a população para manifestações nde 07/09 está circulando na internet. Nas imagens, Mourão clama a população para apoiar jair Bolsonaro e diz que o presidente é um “ grande estadista que não está olhando as próximas eleições, mas sim as próximas gerações”. Veja a mensagem que circula online, a transcrição do vídeo e assista ao vídeo:

Versão 1: GENERAL E VICE MOURÃO CONVOCANDO O POVO BRASILEIRO PARA IRMOS AS RUAS DIA 7 DE SETEMBRO. O general convoca à todos 07/09/2021 parar tudo independência ou morte. Versão 2: O Vice – Presidente General Mourão convoca o Brasil do bem para apoiar o Presidente Jair Bolsonaro *TODOS CONTRA A ESQUERDA COMUNISTA*

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: E nessas duas semanas que faltam até o dia sete de outubro mantenhamos viva a nossa militância o nosso crédito em Jair bolsonaro e também o nosso credo em tudo aquilo que ele representa. O que que ele representa? É o Brasil de grandeza o Brasil de valores da Verdade da honestidade da Lealdade da responsabilidade. E lembre-se sempre que bolsonaro é o grande estadista aquele que não está olhando as próximas eleições mas sim as próximas gerações contamos com vocês abraço a todos

Vídeo mostra Mourão convocando povo para manifestações de 7 de setembro de 2021?

Não faltaram pessoas compartilhando o vídeo por aí. Em alguns casos, o vídeo era acompanhando de palavras de motivação para as pessoas irem se manifestar no Dia da Independência. Em outros, há críticas a Mourão (que, de acordo com textos, estaria se aproveitando da situação). Só há um detalhe: o vídeo não tem nada a ver com manifestações.

A mensagem que acompanha o vídeo, por si só, já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Ela tem características como ser alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove de onde saiu o vídeo. E, ao buscar pelo vídeo, chegamos à verdade.

Na realidade, a gravação é do período eleitoral de 2018. Um fator no próprio vídeo nos deixou muito desconfiados da veracidade da informação: Mourão fala claramente em 7 de outubro e não 7 de setembro. Quando falava em 7 de outubro, ele se referia ao primeiro turno das eleições daquele ano. Tanto que encontramos uma postagem de 24 de setembro daquele ano com o vídeo de Mourão. Veja:

Ao buscar por notícias sobre o general Mourão em relação às manifestações de 7 de setembro, nada encontramos sobre apoio explícito. É público e notório que a relação entre o presidente e o vice não é a mesma do período eleitoral. Ou seja: é improvável que o vice grave vídeos tão empolgados com o presidente no contexto atual.

Resumindo: é falsa a informação que aponta o vice-presidente general Hamilton Mourão está convocando a população para manifestações do dia 7 de setembro de 2021. O vídeo que está circulando na internet é do período eleitoral de 2018 e não tem nada a ver com o Dia da Independência deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso