Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro vai sofrer processo disciplinar e será afastado da Lava Jato #boato

Sérgio Moro vai sofrer processo disciplinar e será afastado da Lava Jato #boato

Boato – Texto que circula na web diz que senadores vão abrir processo contra o juiz Sérgio Moro e que STF tenta afastar juiz da Lava Jato.

É possível contar uma mentira usando apenas verdades? A nossa experiência prova que sim. É só utilizar as notícias fora do seu contexto original. A história nos mostra dois exemplos: um deles é o texto que dizia que o papa estava pedindo orações para cristãos que haviam sido dominados em “Quaragosh” (que, na realidade, é Qaraqosh). A história era real, mas continua circulando na internet mesmo depois de a cidade ser libertada do Estado islâmico.

História que aponta que Sérgio Moro vai sofrer processo disciplinar e sair da Lava Jato é falsa
História que aponta que Sérgio Moro vai sofrer processo disciplinar e sair da Lava Jato é falsa (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Outro exemplo é a clássica “tempestade solar que vai acontecer hoje”. Ela, de fato, aconteceu em algum dia. Porém, é compartilhada de uma forma que as pessoas acham que isso ainda vai acontecer quando, na realidade, já aconteceu e ninguém percebeu. Dito isso, vamos ao caso de hoje.

As pessoas têm compartilhado feito malucas uma informação que circula por WhatsApp. Ela aponta que o juiz Sérgio Moro está “altamente” ameaçado de ser retirado da Lava Jato. Os motivos são dois: senadores vão abrir processo disciplinar e o STF quer “tirar processos dele”. Leia o texto que circula online:

REPASSEM INCANSAVELMENTE! Senadores que assinam o documento para abertura de processo disciplinar contra o Juiz Sérgio Moro são:

1. Ângela Portela (PT-RR), 2. Donizeti Nogueira (PT-TO), 3. Fátima Bezerra (PT-RN), 4. Regina Sousa (PT-PI), 5. Humberto Costa (PT-PE), 6. Paulo Rocha (PT-PA), 7. Lindbergh Farias (PT-RJ), 8. Gleisi Hoffmann (PT-PR), 9. Jorge Viana (PT-AC), 10. José Pimentel (PT-CE), 11. Lídice da Mata (PSB-BA), 12. Roberto Requião (PMDB-PR), 13. Telmário Mota (PDT-RR), 14. Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Repasse até a nação tomar ciência. Começou a rodada de pizza. O STF está proibindo o juiz Moro de analisar os processos de diversos suspeitos da Lavajato e já vai fatiar o processo. O Dias Tofoli (ex advogado do PT) é quem irá direcionar os processos.

Infelizmente, estamos sendo mais uma vez enganados, surrupiados, roubados, e esta Nação Brasileira, de um povo pacato, vai aceitar mais essa enganação ? O patrono do STF, Ricardo Lewandowski, disse que está tudo normal e ninguém será beneficiado por essa divisão de julgamento dos ladrões da Lavajato.

Cidadão Brasileiro, tenha coragem e encaminhe esta mensagem para cada contato seu. Não podemos deixar essa situação acontecer e enfraquecer o Juiz Sergio Moro. Vamos provar para os 5 ELEMENTOS do STF citados por um dos ELEMENTOS da FACÇÃO, DELCÍDIO DO AMARAL, que o povo brasileiro está do lado do Juiz Sergio Moro e não vai aceitar e presenciar mais esta pizza e ficar calado.

Seja patriota e proteste enviando esta mensagem para conhecimento de todos os seus amigos. Vamos reagir ! Por favor, vamos dar uma resposta para esses ladrões ! Vamos salvar nossas futuras gerações. Repassando

Sérgio Moro vai sofrer processo disciplinar e será afastado da Lava Jato?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Recebemos a informação de inúmeros leitores e, por isso, precisamos esclarecer algumas coisas no texto que circula pelo WhatsApp. Vamos aos fatos:

A primeira que coisa que temos que analisar é a parte dos senadores que “assinam” processo contra Moro. De fato, houve um pedido de abertura de processo. Mas, ao contrário do que o texto mostra, ele não existe mais. Em maio deste ano, o CNJ arquivou o processo. Por sinal, depois da condução coercitiva de Lula, em março deste ano, foram pedidos 14 processos. O último a ser arquivado foi em julho deste ano.

Vamos à segunda parte do texto. O STF não está “proibindo” Moro em certos processos. O que acontece nada mais é do que o cumprimento da Constituição. Quem tem foro privilegiado (políticos e ministros de Estado) na Lava Jato tem direito, por lei, de ser julgado apenas no STF. Atualizações de outubro de 2016 apontam que são 66 investigados no Supremo. Ainda sim, nomes como Lula estão sendo julgados na 1ª Instância. Ou seja, por Sérgio Moro.

Vale apontar que o ministro responsável pela Lava Jato não é Dias Toffoli e sim Teori Zavascki e que o presidente do STF não é mais Ricardo Lewandowski e sim Rosa Weber Cármen Lúcia. Sobre os “cinco elementos do STF”, não conseguimos opinar porque o texto não consegue explicar do que se trata.

Resumindo: em algum dia, algumas coisas sobre o texto que circula na internet eram verdadeiras. Mas o tempo tratou de transformar a “denúncia” em um amontoado de informações desatualizadas que mais confundem do que explicam. Se você quer publicar textos sobre o assunto, é de bom grado se atualizar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.