Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Moro diz que quer prisão perpétua e pena de morte no Brasil em entrevista #boato

Moro diz que quer prisão perpétua e pena de morte no Brasil em entrevista #boato

Moro diz que quer prisão perpétua e pena de morte no Brasil em entrevista, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante entrevista ao jornalista Boris Casoy, o ministro da Justiça Sérgio Moro defendeu que o Brasil passe a ter prisão perpétua e pena de morte para a “bandidagem”.

A questão da violência no Brasil é uma das que mais gera debates entre campos políticos. Enquanto um grupo defende que diminuir a desigualdade social no país auxiliaria na diminuição de crimes, outro defende penas mais pesadas. Pessoas destes grupos estão compartilhando, com opiniões diferentes, um desejo atribuído ao ministro da Justiça Sérgio Moro.

De acordo com publicações que viralizaram na internet, Moro teria defendido que alguns crimes fossem punidos com prisão perpétua e pena de morte no Brasil. A declaração teria sido dada durante uma entrevista ao jornalista Boris Casoy da Rede TV e começou a ser compartilhada em blogs e posts em redes sociais. Leia um deles:

Moro quer prisão perpétua e pena de morte contra bandidagem no Brasil O ministro da Justiça Sérgio Moro avisou. Se necessário o País vai adotar a prisão perpétua e a pena de morte. Tudo para conter a bandidagem que assola esse País. A fala foi dada em entrevista a Boris Casoy, que vem se mostrando um dos poucos jornalistas responsáveis desse país.

Moro diz que quer prisão perpétua e pena de morte no Brasil em entrevista?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A suposta declaração do ministro da Justiça gerou muitas críticas e (pasmem) muitos elogios. Mas será mesmo que Sérgio Moro fez a tal defesa da pena de morte e da prisão perpétua no Brasil? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a informação, ficamos um pouco desconfiados. Mesmo sendo um ministro de que defendeu punições mais rigorosas (algumas derrubadas) no chamado pacote anticrime, nunca tínhamos ouvido falar na tal defesa da prisão perpétua ou pena de morte. Foi com essas desconfianças que resolvemos buscar pela entrevista de Moro a Boris Casoy.

De fato, o jornalista questionou o ministro sobre o que ele pensa em relação à prisão perpétua e a pena de morte durante uma entrevista que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2019. Porém, não houve defesa alguma de Moro na resposta. Assista ao vídeo:

Na resposta, Moro falou que vários países europeus têm penas de prisão perpétua, mas afirmou que, apesar da “insatisfação que há com o sistema penal brasileiro” não sabe “se é necessário tudo isso [prisão perpétua]”. Sobre a pena de morte, ele afirmou que o grande problema é que “envolve a questão do erro judiciário” e falou que a Constituição do Brasil não permite a pena de morte, exceto em hipóteses muito específicas [no caso de guerra contra outro país].

Como é possível ver no vídeo e no parágrafo acima, Moro não defendeu a pena de morte no país. Porém, a própria Rede TV colocou um título no vídeo que gerou dubiedades: “Moro avalia prisão perpétua e pena de morte para crimes no Brasil”. Entendemos que o verbo “avalia” seria equivalente a “responde sobre”, mas parece que muita gente entendeu como “estuda adotar”. E foi a partir daí que o telefone sem foi gerou postagens como “Moro quer prisão perpétua e pena de morte”.

Vimos que na entrevista a Boris Casoy, o ministro Sérgio Moro não falou nada sobre prisão perpétua e pena de morte. Porém, fomos buscar qualquer declaração dele falando sobre o assunto e, como esperávamos, nada encontramos.

Resumindo: a história que aponta que o ministro da Justiça Sérgio Moro quer que o Brasil adote a pena de morte e a prisão perpétua para alguns crimes é falsa. O que houve foi uma distorção da entrevista que ele deu ao jornalista Boris Casoy.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru