Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Moro é apelidado de Mazzaropi em planilhas de propina da Odebrecht #boato

Moro é apelidado de Mazzaropi em planilhas de propina da Odebrecht #boato

Boato – Juiz Sérgio Moro era apelidado de “Mazzaropi” em planilhas de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

Barbie, Viagra, Maçaranduba, Garanhão, Kibe, Fodinha… Parece brincadeira, mas a criatividade dos executivos da Odebrecht para criar apelidos a receptores de propinas na empreiteira não tem limites. A criatividade foi tanta que os apelidos chegaram até o Judiciário.

A lista de apelidos fez sucesso nas redes sociais, mas um nome em especial chamou a atenção dos internautas, pelo menos de acordo com textos que circulam online: Sérgio Moro. De acordo com uma publicação em um blog, o juiz “também tinha um codinome na lista de propinas da Odebrecht era Mazzaropi”. Leia o que diz as mensagens:

Que CANALHA! Sérgio Moro também tinha um codinome na lista de propinas da Odebrecht era o Mazzaropi  Moro tinha apelido nas planilhas da Odebrecht: Mazzaropi Com esse apelido empresários se referem a Moro nas planilhas de empreiteiras que mostravam pagamentos ilegais a políticos, conta o Correio Braziliense. Jamais saberemos a razão exata do apodo, mas podemos especular. Me ocorre o sotaque caipira.

Moro foi apelidado de Mazzaropi em planilhas de propina da Odebrecht?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A informação chacoalhou a quinta-feira de muita gente. Mas será mesmo que Sérgio Moro foi apelidado de Mazzaropi em planilhas de propina da Odebrecht? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Como os leitores do Boatos.org (se você não é ainda, vire um) sabem, boa parte dos boatos nascem da distorção de uma informação real. Foi exatamente isso que aconteceu.

Há alguns dias, o jornal Correio Braziliense (citado no boato) publicou a matéria “Apelidos de juízes e procuradores da Lava Jato: Mazzaropi, Maguila, Bispo”. A reportagem fala sobre a forma que os presos na Lava Jato se referiam a juízes e investigadores. Porém, a matéria publicada no Correio Braziliense não fala nada sobre Moro estar na lista da Odebrecht.

Ao analisar o texto do site que publicou o boato, você consegue perceber que (com exceção dos primeiros parágrafos) não há mais citações sobre lista ou planilhas da Odebrecht. Mais uma busca e descobrimos que o conteúdo é uma cópia (sem citação de fonte) de um artigo opinativo (e um tanto depreciativo) sobre o “jeito Mazzaropi” do juiz. Nada sobre listas e afins.

Cronologicamente, a coisa aconteceu da seguinte forma. 1) O Correio Braziliense publicou uma notícia apontando que Moro era chamado de Mazzaropi pelos presos na Lava Jato. 2) Começaram a surgir artigos opinativos repercutindo a matéria. 3) Um site de fake news pegou um desses artigos e publicou com a informação que Moro estava nas planilhas. 4) Muita gente acreditou e compartilhou e nós estamos desmentido. 5) Fim.

Resumindo: apesar de, de fato, empreiteiros chamarem Moro de Mazzaropi, o juiz não foi “pego na lista da Odebrecht”. Isso não passa de uma notícia falsa que se aproveitou de uma notícia real. Vale dizer que também não sabemos se ele está incomodado com o apelido, como também indicam algumas mensagens.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.