Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mírian Macedo dividiu cela com Dilma Rousseff e diz que nunca foram torturadas #boato

Mírian Macedo dividiu cela com Dilma Rousseff e diz que nunca foram torturadas #boato

Mírian Macedo dividiu cela com Dilma Rousseff e diz que nunca foram torturadas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Jornalista Mírian Macedo afirma ter divido cela com Dilma Rousseff e alega que ela e ex-presidente nunca foram torturadas na Ditadura. 

Nos últimos dias, o Brasil ficou chocado com uma afirmação do presidente Jair Bolsonaro sobre a experiência da ex-presidente Dilma Rousseff durante o período da Ditadura Militar. Durante uma conversa com seus apoiadores, no dia 28 de dezembro de 2020, Bolsonaro questionou a tortura sofrida por Dilma Rousseff durante sua detenção na Ditadura Militar.

É claro que a declaração repercutiu e levou muitos políticos, famosos e influenciadores a rechaçar o comentário feito pelo presidente da República. Mais do que isso, a afirmação de Bolsonaro também fez com que diversas fake news voltassem a pipocar na internet.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, uma mulher chamada Mírian Macedo teria afirmado que compartilhou a mesma cela com Dilma Rousseff durante a Ditadura Militar. Ainda segundo Mírian, as duas nunca teriam sido torturadas pela Ditadura. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

“JORNALISTA DIZ TER FICADO NA MESMA CELA DE DILMA ROUSSEFF: ‘NUNCA FOMOS TORTURADAS’. A jornalista Mírian Macedo, conta que após o atentado terrorista com carro bomba contra o quartel do 2º Exército em São Paulo, onde participou Dilma Russeff resultando na morte com despadaçamento do corpo do soldado Mario Kosel Filho e mutilação em mais de 16 soldados, Dilma Russeff foi presa e em seguida a jornalista também foi presa por distribuir material subversivo e ambas ficaram na mesma cela e ela diz que Dilma Russeff é…”.

Mírian Macedo dividiu cela com Dilma Rousseff e diz que nunca foram torturadas?

A informação bombou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter. Mas apesar disso, a história não tem nada de real.

Ao buscar mais informações sobre o assunto, descobrimos que essa história é uma mistura de alhos com bugalhos. A jornalista Mírian Macedo, de fato, existe e também afirmou que mentiu quando disse ter sido torturada pelo Regime Militar. Em seu blog, a jornalista explicou que não chegou a sofrer nenhuma tortura física, porque, por medo, acabava entregando todas as informações antes de sofrer abusos físicos. Entretanto, Mírian é enfática ao dizer que, apesar da sua mentira, diversas outras pessoas foram torturadas pela Ditadura Militar no Brasil.

Ainda de acordo com Mírian Macedo, ela nunca dividiu cela com a ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo a jornalista, ela sequer conhece Dilma pessoalmente. Se isso não bastasse, Mírian Macedo explicou que as pessoas estariam confundindo o relato dela com a declaração da também jornalista Iza Salles. Em 2014, Iza Salles concedeu uma entrevista onde contou os momentos de horror vividos após sua prisão pelo Regime Militar. A jornalista ressaltou que ficou presa no mesmo lugar que Dilma Rousseff. Entretanto, jamais afirmou que elas nunca foram torturadas pelo Regime Militar. Para completar, a foto usada na história de hoje é da jornalista Iza Salles e não de Mírian Macedo.

Em resumo: a história que diz que a jornalista Mírian Macedo afirmou ter divido cela com Dilma Rousseff e destacou que as duas nunca foram torturadas é falsa! Mírian Macedo, de fato, foi presa pelo Regime Militar, mas confessou, décadas mais tarde, que não chegou a ser torturada pela Ditadura, uma vez que, por medo, acabou confessando tudo ao Regime Militar. A mulher que aparece na foto da história de hoje, na realidade, é a jornalista Iza Salles, ex-guerrilheira. Em 2014, durante uma entrevista, Iza Salles afirmou que ficou presa no mesmo lugar onde Dilma Rousseff ficou detida. A jornalista destacou que sofreu diversas torturas e abusos físicos e psicológicos e nunca disse que ela ou Dilma não foram torturadas. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK