Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministros do STF vão fugir para a Europa na semana de 7 de setembro #boato

Ministros do STF vão fugir para a Europa na semana de 7 de setembro #boato

Ministros do STF vão fugir para a Europa na semana de 7 de setembro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Companhias aéreas estão informando que a maioria dos ministros do STF vão fugir para a Europa na semana de 7 de setembro por medo das manifestações em Brasília.

Há cerca de 10 dias das manifestações do dia 7 de setembro de 2021, as notícias falsas sobre o que pode ocorrer após os protestos continuam com tudo na internet. A última das histórias sugere uma “fuga” de ministros do STF por causa do “povo”.

Uma mensagem aponta que companhias aéreas “informaram” que ministros do STF vão viajar para a Europa na semana de 7 de setembro. O texto aponta que a intenção é “fugir” das manifestações e do “julgamento em praça pública” e fechamento do Supremo Tribunal Federal. Leia uma das mensagens que circulam online:

Informações checadas e já informadas pelas companhias AÉREA AZUL /LATAN/ Lufthansa/TAP por funcionários dessas companhias, dão conta de que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal estarão se ausentando de Brasília na semana do feriado de 7 de Setembro rumo à Europa, em companhia de suas famílias.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Há quem diga que seria para ficarem bem longe das manifestações. Porém mais parece uma fuga em massa. Alguns se dirigem para Portugal 🇵🇹 outros na Espanha 🇪🇸 ou França 🇫🇷 e até Alemanha 🇩🇪 . Melhor para nós. Afinal não precisamos da presença deles para julga-los e os retirarmos. Pode ser à revelia.. Se se sentem mais seguros vazando… que seja definitivo. COVARDIA Talvez estejam se mandando pra não serem presos

Ministros do STF vão fugir para a Europa na semana de 7 de setembro?

Por mais que a mensagem tenha esse tom, por assim, ridículo (desculpem, não conseguimos pensar em nenhum termo melhor), o texto se espalhou em muitos perfis bolsonaristas que acham (ou querem que outras pessoas achem) que as manifestações de 7 de setembro vão resultar no fechamento do Congresso e do STF.

O texto, além de ter características de boatos online (como ser alarmista e ter erros de português) e seguir uma linha de fake news muito recorrentes nos últimos dias, não carrega lá muita lógica.

Para começar, o texto se baseia em um pressuposto de algo que não ocorrerá: um golpe que vai resultar no fechamento do STF. Apesar de mensagens antidemocráticas pregarem a ação (que é inconstitucional), quem deseja a ação é uma minoria (muito barulhenta, mas uma minoria).

Não há apoio da opinião pública (como mostram pesquisas) para um golpe no Brasil. Sequer a maioria dos apoiadores de Bolsonaro aprovam o fim da democracia no Brasil. Em outras palavras: não há terreno para a ação. O máximo que ocorrerá (esperamos que não) são ações de vandalização de prédios públicos (o que configuraria em um crime) em 7 de setembro.

Para além disso, a mensagem não explica como “as companhias aéreas” vazaram a informação de que “ministros do STF” compraram passagens para a Europa na semana de 7 de setembro. Ou seja, o ônus da prova (que é imputado a quem acusa) não foi cumprido.

Além disso, não há qualquer informação pública (com exceção da mensagem que, inclusive, chega a errar o nome de uma das companhias) da tal compra de passagens. Nem nas páginas das companhias aéreas (o que seria um contrassenso) tampouco no sistema do STF.

Falando em site do STF, vimos que, na semana das manifestações estão marcadas sessões na Corte. Há sessões ordinárias marcadas para os dias 8 e 9 de setembro (que apesar de virtuais, contam com a presença de alguns ministros no Plenário) e sessões presenciais para os dias 15 e 16 de setembro. Ainda na consulta pública de gastos do STF, nada encontramos sobre “compra de passagens para ministros”.

Resumindo: a mensagem que circula online sobre ministros do STF “fugirem” para a Europa por causa das manifestações de 7 de setembro é totalmente sem pé nem cabeça. Mesmo que a viagem fosse real (o que não foi comprovado), não há motivos para eles fugirem e há, inclusive, compromissos marcados por eles na semana em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: