Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é filmado em aula de balé #boato

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é filmado em aula de balé #boato

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é filmado em aula de balé, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Enquanto o Brasil espera pela vacina, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello é flagrado dançando balé em uma aula.

Terceiro ministro da Saúde desde o início da pandemia, Eduardo Pazuello parece ter caído nas graças do presidente Jair Bolsonaro. Tanto que, apesar de críticas na condução da pandemia, ele segue firme e forte no cargo. Firme, forte e presente em boatos.

Um deles aponta que Eduardo Pazuello foi flagrado dançando balé “enquanto o Brasil aguarda a vacina”. No vídeo, um homem aparece arriscando alguns passos de balé junto a uma professora. Leia algumas das mensagens que circulando online (o vídeo você vê mais abaixo):

Versão 1: O Brasil esperando a vacina e o ministro da saúde no ballet Versão 2: Gostei na performance do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de máscara, devidamente protegido, na aula de balé. Olha aí

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi filmado em aula de balé?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens se espalharam muito em redes sociais e renderam críticas ao ministro da Saúde (que estaria ocupando o tempo com coisas não tão importantes assim). Porém, não se trata de Eduardo Pazuello no vídeo.

As mensagens e o histórico já nos deixam desconfiados. Elas têm características como serem vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis. Apenas jogam o vídeo e a denúncia.

Para além disso, são comuns boatos relacionados a figuras conhecidas na pandemia “fazendo outras coisas”. Por exemplo, já desmentimos vídeos que falavam sobre Lula em um bar e Tedros Adhanom dançando em uma balada.

Assim como nos outros casos, não se tratava de Eduardo Pazuello no vídeo. Na realidade, a pessoa que estava tendo aulas de balé era o músico Léo Jaime. O vídeo original foi publicado nas redes sociais dele em dezembro de 2020. Assista:

Vale dizer que o próprio Léo Jaime tem publicado em suas redes sociais diversos vídeos com ele em aulas de dança e que o mesmo já participou de concursos como o Dança dos Famosos no programa Domingão do Faustão.

Resumindo: a história que aponta que o ministro Eduardo Pazuello foi flagrado dançando balé enquanto deveria estar “cuidando da pandemia” é falsa. A pessoa do vídeo é, na realidade, o músico Léo Jaime.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK