Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Menino diz para Lula “se não fosse Bolsonaro, país estaria quebrado” #boato

Menino diz para Lula “se não fosse Bolsonaro, país estaria quebrado” #boato

Menino diz para Lula “se não fosse Bolsonaro, país estaria quebrado”, diz boato (Foto: Reprodução/FacebooK)

Boato – Durante comício de Lula na Bahia, menino disse para o presidente que “se não fosse Bolsonaro estar no lugar de Lula, nosso país estaria quebrado”.

Com o clima para as eleições de 2022 mais do que preparado, as fake news relacionadas a candidatos começam a se espalhar com toda força por aí. E a viagem de Lula pelo Nordeste tem sido um prato cheio para a desinformação em grupos simpáticos a Bolsonaro.

A última das histórias aponta que um menino resolveu “falar a verdade” para o ex-presidente durante um comício na Bahia. O vídeo mostra o menino falando as seguintes palavras para o presidente: “Boa tarde companheiros e companheiras, tudo bem? Se não fosse bolsonaro estar no lugar de Lula, nosso país estaria quebrado. E é sério, eu estou falando a verdade. Esse que é o verdadeiro guerreiro”. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: “Se não fosse Bolsonaro no lugar de Lula nosso país estaria quebrado.” Fazer o quê né CUPANHIERO, é só uma criança!! Versão 2: Da um troféu pra esse menino Da um troféu pra esse menino Lula ouvindo verdades de uma criança na lata e ver petistas baixando a cabeça ao fundo é impagável. Versão 3: URGENTE MENINO JOGA A REAL NA CARA DO LULA, EM REUNIÃO PETISTA: “SE NÃO FOSSE BOLSONARO NO LUGAR DE LULA, O PAIS IRIA ESTAR QUEBRADO!”. Deixe leu like, sua risada e compartilhe.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Menino diz para Lula “se não fosse Bolsonaro, país estaria quebrado”?

O vídeo se espalhou com tudo entre grupos bolsonaristas que, claro, se divertiram com o vídeo. O que muitos não perceberam é que o vídeo não passa de uma montagem. O menino não elogiou Bolsonaro durante o comício com Lula.

A mensagem e o tipo de boato já nos deixa muito desconfiados. Isso porque o texto tem características de boatos online como ser vago, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável.

Além disso, boatos sobre o ex-presidente Lula em vídeo não são incomuns e têm se intensificado. No último mês, desmentimos histórias falsas apontando para expulsão dele de restaurante em Recife, recebido a gritos e “o ladrão chegou” na capital de Pernambuco e um vídeo que ele estaria “bêbado”. Assim como nos casos anteriores, o que houve foi uma edição na filmagem que viralizou.

Para chegarmos à verdade, buscamos pela filmagem original. Na realidade, o vídeo é do encontro de Lula com o Movimento Negro da Bahia no dia 26 de agosto de 2021. Todo o evento foi transmitido ao vivo nas redes sociais do presidente. No tempo de 1h18, podemos ver a fala do menino. E, ao contrário do que apontam as mensagens virais, ele estava elogiando Lula e detonando Bolsonaro. Veja o trecho e leia a transcrição do arquivo:

Boa tarde companheiros e companheiras, tudo bem? Hoje eu vou falar que Bolsonaro está destruindo nosso país. Se bolsonaro destruir o país, nosso país vai tá quebrado. Se não fosse Bolsonaro tá no lugar de Lula, nosso país iria tá salvo porque Lula é o melhor de todos. Nosso metalúrgicos, nosso Presidente, nosso guerreiro dos negros. Vamos todos gritar guerreiros dos negros.

Esse racista só sabe descriminar negros. Esse genocida só mata pessoa. Ele sempre anda com sangue nas mãos. Insano, sem noção. E é sério eu estou falando a verdade. Esse genocida continua matando, ele mata e não quer nem saber de pensar no próximo para ajudar. E sabe a verdade, ele odeia, sabe o que os pobres, que não tem nenhuma casa nem dinheiro. Se fosse que nem Lula o país não estaria assim. Parece até o guerreiro que mata tudo esse que é o verdadeiro guerreiro.

Resumindo: não é verdade que um menino falou bem de Bolsonaro durante encontro com Lula. Na realidade, o vídeo que está circulando na internet foi editado e na filmagem original o menino critica o atual presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: