Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > MBL é o maior difusor de notícias falsas, diz pesquisa da USP #boato

MBL é o maior difusor de notícias falsas, diz pesquisa da USP #boato

Boato – Pesquisa da USP revela que o Movimento Brasil Livre (MBL) é o maior difusor de notícias falsas da internet.

Com o forte uso da internet, as notícias falsas têm ganhado cada vez mais espaço e um simples compartilhamento tem feito com que esse tipo de mensagem atinja muitas pessoas em um curto espaço de tempo.

Normalmente, são aqueles típicos textos com vários erros, com aquele velho pedido de repasse ou compartilhe. Mas você já procurou saber quem espalha notícias falsas? Um texto pulicado em blogs de esquerda diz que o Movimento Brasil Livre (MBL) é maior difusor de notícias falsas. Confira o texto:

MBL é o maior difusor de notícias falsas, conclui pesquisa da USP

Um levantamento feito pela Associação dos Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo (AEPPSP), com base em critérios de um grupo de estudo da Universidade de São Paulo (USP), identificou os maiores sites de notícias do Brasil que disseminam informações falsas, não-checadas ou boatos pela internet, as chamadas notícias de “pós-verdades”.

MBL é o maior difusor de notícias falsas da internet

Será mesmo que o MBL é o maior site difusor de notícias falsas da internet? A USP fez essa pesquisa e chegou a essa conclusão? Pois bem, a resposta para ambas perguntas é não.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Primeiramente, essa história é uma evolução de outro boato que nós já desmentimos. Em janeiro, o Boatos.org desmentiu uma história igual a essa. Na ocasião, o boato dizia que a USP havia feito uma pesquisa e divulgado a lista dos 10 maiores sites de notícias falsas do Brasil. À época, o próprio projeto Monitor do Debate Político no Meio Digital (citado no texto) desmentiu o boato.

Agora, um blog pegou o texto do boato de janeiro e só trocou o título. Em vez de “10 maiores sites de notícias falsas”, colocado o nome do Movimento Brasil Livre como o maior difusor de notícias falsas.

Novamente, o “Monitor” publicou um post em sua página do Facebook dizendo que a história é falsa. Além de citar o caso mentiroso da lista de sites com notícias falsas, eles também destacaram o caso da MBL.

No fim de janeiro circulou uma matéria da IssoÉNotícia sugerindo que havíamos feito um levantamento dos 10 maiores sites de notícias falsas do país. Esclarecemos nesta página que nunca havíamos feito tal levantamento que tudo passava de um grande mal entendido. O site boatos.org deu uma nota sobre a notícia falsa e mais tarde a SuperInteressante elegeu o caso como uma das maiores notícias falsas da internet.

O site corrigiu a matéria atribuindo o levantamento à Associação dos Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo (AEPPSP) que teria se embasado em nossos estudos (todos publicados nesta página). Ontem a página Esquerda Valente reacendeu a polêmica publicando uma matéria com a manchete “MBL é o maior difusor de notícias falsas, conclui pesquisa da USP”. Hoje o mesmo Esquerda Valente insistiu e soltou outra matéria relacionada que levou a AEPPSP a solicitar que a menção à associação fosse retirada da matéria com a seguinte explicação: “Retiramos a publicação do ar depois da transformação de um post que realizamos em uma notícia falsa. A disseminação dessas informações nos traz muitos inconvenientes.”

Mesmo com todo esforço em desmentir o caso, a matéria da Esquerda Valente sobre o suposto estudo chegou a mais de 45 mil compartilhamentos e requentou a matéria de janeiro da IssoÉNotícia que chegou a 101 mil compartilhamentos.

A AEPPSP (citada e copiada) no boato também se manifestou ao responder um comentário no Facebook.

Não tem o que fazer, é a própria história sem fim. Se pelo menos essas notícias falsas parassem de atribuir à USP esse levantamento, já estaria de bom tamanho. Em todo caso, se você tiver interesse em alguns levantamentos que realizamos, já publicamos e estão bem documentados

Concluindo: pegaram um texto de um boato já desmentindo em janeiro (só trocaram o título) e publicaram como se fosse verdade. Ou seja, só colocaram o MBL em destaque e, apesar do grande número de compartilhamentos, a informação é falsa.

Nota do editor: como citado no boato desmentido em janeiro, uma lista dos maiores sites de notícias falsas seria improdutiva por dois motivos: as notícias falsas são muito pulverizadas em sites que “começam, publicam e acabam” e não achamos muito produtivo dar publicidade para os boateiros.

PS.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.