Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lei Marielle, que prevê cota de 20% para menores infratores em concursos públicos, é aprovada #boato

Lei Marielle, que prevê cota de 20% para menores infratores em concursos públicos, é aprovada #boato

Boato – Projeto de lei de autoria de Marielle Franco, que destina 20% das vagas em concursos públicos para menores infratores, foi aprovado por vereadores do Rio de Janeiro.

A morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março deste ano, provocou grande comoção no país e teve repercussão mundial. Desde então, iniciaram-se investigações sobre a morte da vereadora, que ainda estão em aberto.

A morte de Marielle causou verdadeiro frisson nas redes sociais, de onde saíram todos os tipos de fake news. Em 3 dias, a equipe do Boatos.org desmentiu diversas histórias falsas envolvendo o nome da vereadora.

E mesmo depois desse período, o nome de Marielle Franco continua “em alta”. Segundo uma história que está circulando nas redes sociais, um projeto de autoria da vereadora tem dado o que falar. O projeto destinaria 20% das vagas de concursos públicos para menores infratores. Ele teria sido aprovado nessa semana pelos vereadores da cidade do Rio de Janeiro. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

ACREDITEM SE QUISER !!! Hoje foi aprovado um projeto de lei da tal Marielle que reserva 20% das vagas em concursos públicos para menores infratores na cidade do Rio de Janeiro. É isso mesmo que vcs leram. Daqui a pouco vai ser vantagem ser menor infrator. CRIVELLA , VÊ SE TU VETA ESSA INDECÊNCIA !!!

Lei Marielle, que prevê cota de 20% para menores infratores em concursos públicos, foi aprovada?

Não é novidade para ninguém que os projetos de Marielle Franco eram direcionados para minorias. Mas será que esse projeto sobre vagas para menores infratores em concursos públicos era mesmo dela? Antes de sair compartilhando (ou protestando), saiba que essa história é falsa! E se você quiser mais informações, então continua lendo.

No início de maio, no dia 2, os vereadores da Câmara do Rio de Janeiro, de fato, votaram sete projetos de autoria de Marielle Franco. Os projetos foram colocados em pauta por meio de uma articulação entre vereadores e a equipe de Marielle.

Um dos projetos votados e aprovados foi o PL 515/2017. Ele trata sobre a efetivação de medidas socioeducativas em meio aberto para adolescentes infratores. De acordo com a justificativa do projeto, muitos jovens não conseguem cumprir as medidas determinadas pela Justiça, como o serviço comunitário.

O projeto, de fato, sugere que 20% das vagas em órgão públicos e 10% das vagas em empresas e entidades destinadas ao programa Jovem Aprendiz sejam reservadas para adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

É aí que mora a confusão. O projeto que fala sobre vagas no programa Jovem Aprendiz não tem absolutamente nada a ver com concursos públicos. Por sinal, as vagas seriam disponibilizadas para que as medidas socioeducativas fossem cumpridas com mais facilidade.

Se o projeto é válido ou não, se é bom ou ruim, isso é apenas opinião. Deixemos para os vereadores e prefeito discutirem e decidirem sobre o futuro do projeto, mas o fato é que ele não fala sobre concursos públicos.

Em resumo: o projeto não prevê que 20% das vagas em concursos públicos sejam destinadas a menores infratores no Rio de Janeiro. Na realidade, o projeto tem o objetivo de oportunizar vagas para adolescentes infratores cumprirem as medidas socioeducativas as quais foram sentenciados. Sendo assim, a história é falsa, assim como muitas outras envolvendo o nome de Marielle Franco e já desmentidas aqui. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.