Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministro Marco Aurélio Mello aparece em foto com Fidel Castro #boato

Ministro Marco Aurélio Mello aparece em foto com Fidel Castro #boato

Boato – Está explicado por que o ministro Marco Aurélio Mello decidiu soltar os presos condenados em Segunda Instância. A resposta está na foto dele com Fidel Castro.

O último dia antes do recesso do Poder Judiciário foi agitado. Se você não esteve neste planeta chamado “política no Brasil” no dia 19/12/2018, a gente explica. Uma decisão do ministro do STF Marco Aurélio Mello garantiu por cerca de seis horas (até ser derrubada pelo presidente do STF Dias Toffoli) que todos os presos condenados em Segunda Instância tivessem a liberdade decretada.

Na prática, a decisão colocaria 170 mil presos de volta às ruas (inclusive o ex-presidente Lula). É claro que a decisão (bem polêmica, por sinal) despertou a ira de muitos. Algumas dessas pessoas começaram a compartilhar uma imagem que seria “do passado” de Marco Aurélio.

A foto, em preto e branco, mostra um homem que seria o ministro com Fidel Castro, ex-presidente de Cuba. Junto à imagem (que foi muito compartilhada no Facebook, WhatsApp, Twitter e afins), há algumas mensagens apontando que o sujeito da imagem é o ministro do STF. Leia algumas das inúmeras versões da história:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Ministrão Marco Aurélio e satanás Fidel dono dos cubanos. Agora, dá para entender… Versão 2: MARCO AURELIO E FIDEL. ENTENDERAM? Versão 3: – Ahhh como eu adoro os registros históricos! Contra fotos (ops) fatos, não há argumentos… Juiz Marco Aurélio e seu amigo Fidel.

Versão 4: HISTÓRIAS E IMAGENS. Mais uma imagem histórica. E para surpresa de todos, aproveitando a lembrança do nefasto dia que passamos ontem, eis que nesta foto está o “excelentíssimo” Ministro Marco Aurélio de Melo na fase inicial de sua carreira acompanhado por um de seus ídolos, nada menos que o “Santo e saudoso” marxista-leninista Fidel Castro.

Versão 5: Ai eu pergunto: Qual foi o verdadeiro motivo da palhaçada do min. Marco Aurélio ontem? Será que para libertar 1 (9dedos), ele não se importa de soltar os outros 169.999 presos em segunda instância? Comunismo é doença!

Ministro Marco Aurélio Mello aparece em foto com Fidel Castro?

É claro que muita gente saiu compartilhando a foto por aí. Mas será mesmo que a pessoa que está na imagem junto com Fidel Castro é o ministro do STF Marco Aurélio Mello? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Infelizmente, existem muitas pessoas que, além de compartilhar fake news, não têm o hábito de acessar diariamente o Boatos.org. Se tivessem esse hábito, saberiam que a imagem já foi utilizada em outra imagem de um juiz que tomou uma decisão favorável a Lula. Em julho, a foto foi atribuída ao desembargador Rogério Favreto, do TRF-4. Na época, o Boatos.org matou a charada da origem da foto. Com a resposta se aplica a hoje, veja o que escrevemos:

Para começar, todas as mensagens que circulam junto com a foto seguem aquele enredo básico dos boatos online. Dentre as características mais latentes estão o caráter vago, o tom alarmista e a falta de fontes.

Sem nenhuma informação a respeito, tentamos buscar pela imagem (no Google Chrome isso se faz com “clique direito do mouse e a opção de procurar imagem no Google”). O resultado foi “Ricardo Noblat e Fidel Castro”.

A pessoa da foto é Ricardo Noblat. Veja o que ele postou no Twitter dez minutos após a publicação na nossa matéria [sobre o boato que envolvia Favreto]: “Dormirei feliz. Apanhei da direita por ter criticado o juiz Sérgio Moro. E da esquerda por ter considerado uma aberração jurídica a decisão do desembargador Favreto. E ainda por cima usaram uma foto minha com Fidel para dizer que era Fidel com Favreto. Pode isso, Arnaldo?”.

Vale dizer que, ao buscar por imagens de Marco Aurélio Mello (que é ministro do STF desde 1990) com Fidel Castro, nada encontramos. Resolvemos buscar por fotos antigas do ministro e chegamos a essa foto da posse dele no STF. É possível perceber que ele é bem diferente de Noblat na foto.

Também vale destacar que o próprio Ricardo Noblat ironizou o boato. Ele postou a foto em seu Twitter com o comentário “Fazer o quê?”. Em resposta a um comentário, ele descreveu o momento: “Ele havia acabado de apresentar ao ministro Abreu Sodré, das Relações Exteriores, um touro campeão. E Sodré comentara: “Que bela vaca!”. Fidel não disfarçou seu espanto”.

Resumindo: a história que aponta que o ministro do STF Marco Aurélio Mello posou para uma foto junto com Fidel Castro é falsa. Trata-se de mais um boato sobre um magistrado que “soltou Lula” usando a mesma imagem com o ex-presidente de Cuba.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.