Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marcelo Freixo lamenta a morte de Elias Maluco em publicação no Twitter #boato

Marcelo Freixo lamenta a morte de Elias Maluco em publicação no Twitter #boato

Marcelo Freixo lamentou a morte de Elias Maluco em publicação no Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após o anúncio da morte do traficante Elias Maluco, o deputado federal Marcelo Freixo lamentou a morte dele em publicação no Twitter. Ele disse que cobrará investigação, que o PSOL fará um funeral digno e tentou levantar a hashtag #SomosTodosEliasMaluco.

O anúncio da morte do traficante Elias Maluco, um dos responsáveis pelo assassinato do jornalista Tim Lopes em 2002, no presídio de Catanduvas (PR) chamou muita atenção no dia 22 de setembro de 2020. Como toda notícia “bomba”, não demorou muito para um boato vir a reboque. E a fake news citava o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

De acordo com supostos prints de publicações que circularam na internet, Marcelo Freixo teria feito uma publicação no Twitter lamentando a morte de Elias Maluco. Ele teria citado Elias Maluco como um “amigo” e “ídolo”, cobrado investigações, dito que o PSOL estaria providenciando um funeral digno e tentado levantar a hashtag “#SomosTodosEliasMaluco”. Leia a publicação do suposto print:

Confira o desmentido em vídeo:

Marcelo Freixo: Recebi com tristeza a notícia da morde do meu grande amigo, grande ídolo, o traficante Elias Maluco. Irei cobrar uma rigorosa investigação quanto aos fatos que lavaram à sua morte numa cela de um presídio federal. Estou sem chão. O Psol já está providenciando um funeral digno para que familiares e amigos possam prestar as última e merecidas homenagens a este grande líder do tráfico e da comunidade do complexo do Alemão. #SomosTodosEliasMaluco

Marcelo Freixo lamentou a morte de Elias Maluco em publicação no Twitter?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A suposta publicação, acompanhada daquele clichê falso do “PSOL defende bandido”, circulou com muita força na internet. Vimos o print no Twitter, Facebook e no WhatsApp. Algumas das inúmeras publicações alcançaram rapidamente centenas de compartilhamentos. Porém, a informação que aponta para o suposto post do político em relação ao traficante é falsa.

A mensagem e histórico de boatos relacionados a prints falsos de personalidades do mundo político já nos deixou, de cara, muito desconfiados. A mensagem, por si só, tem características de boatos como ser alarmista e, apesar de printar o suposto perfil, não ser acompanhada de nenhum link que prove que Freixo fez a publicação.

Além disso, não é a primeira vez que um falso tuíte de Marcelo Freixo circula na internet. Quando um assaltante foi morto por uma PM, um falso tuíte de lamentação apareceu na web. Ou seja: o tipo de balela é antigo.

Ao buscar sobre a suposta publicação, não só não encontramos nada como também encontramos um desmentido do próprio Marcelo Freixo. No próprio Twitter, ele afirmou que não fez tal publicação e que vai acionar a polícia para tentar descobrir os autores do fake. Leia o que ele escreveu na rede social:

Mais um vez a rede criminosa de fake news bolsonarista está espalhando mentiras sobre mim. Esse tuíte é falso e eu estou acionando a polícia para que seus autores sejam identificados e punidos. Não podemos admitir que política seja feita com base em calúnia e difamação.

Resumindo: a história que aponta que o deputado federal Marcelo Freixo postou uma mensagem lamentando a morte do traficante Elias Maluco é falsa. Além de se tratar de uma fake news batida, a publicação não pode ser encontrada e o próprio político a desmentiu em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK