Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manuela D’Ávila é dona da Land Rover encontrada com hacker Walter Delgatti #boato

Manuela D’Ávila é dona da Land Rover encontrada com hacker Walter Delgatti #boato

Manuela D’Ávila é dona da Land Rover encontrada com hacker Walter Delgatti, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Acabaram de descobrir que a Land Rover encontrada com o hacker Walter Delgatti Neto pertence a Manuela D’Ávila e foi um pagamento pelo serviço criminoso.

A prisão dos hackers responsáveis pela invasão de celulares de autoridades está completando quase um mês. Em meio a muitos questionamentos (e poucas respostas), o assunto esfriou. Mesmo assim, ainda consegue ser pano de fundo para notícias falsas na internet. A última delas envolve o nome de Manuela D’Ávila.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, foi encontrada (não sabemos por quem) uma prova material de que a ex-deputada federal pagou o hacker pelo “serviço criminoso”: a “Land Rover apreendida com ele” estaria no nome de Manuela D’Ávila. Leia algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: SENTEM, POR FAVOR. Land Rover encontrada com hacker está em nome de Manuela Davila. Cabuloso !!! Versão 2: LAND ROVER achada com hacker estava em nome da Manuela??? Não tem série que ganhe da história da política brasileira. Aguardando os próximos capítulos onde todos são presos. #LandRoverDaManu

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 3: COMEÇA A SURGIR AS DIGITAIS DOS COMUNAS Manuela D’Ávila deu o carro Land Rover, que está em seu nome, para o hacker Walter Delgatti Neto como parte do pagamento do “serviço criminoso”. Ao que tudo indica, a trama teve a participação de políticos corruptos da Esquerda e de jornalistas da grande mídia. A Casa Caiu!

Manuela D’Ávila é dona da Land Rover encontrada com hacker Walter Delgatti?

As mensagens se espalharam com força na internet e deixaram muita gente com os dedinhos apontados para Manuela D’Ávila. Mas será mesmo que há qualquer prova de que ela tem em seu nome uma Land Rover encontrada com Walter Delgatti Neto? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, as mensagens já nos causam desconfianças. Além de ter as principais características de boatos na internet (são vagas, alarmistas, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), elas seguem um formato muito utilizado em fake news políticas: a da “mensagem solta com informação bombástica”. Como exemplo, temos o caso do “HB20 do Adélio que era do Jean Wyllys”.

Uma das semelhanças nos dois casos está no fato de que (assim como não foi encontrado nenhum HB20 com Adélio) não foi apreendida nenhuma Land Rover junto com Walter Delgatti Neto. No dia da Operação Spoofing, a Polícia Federal apreendeu documentos, dinheiro em espécie e computadores. Nada de Land Rover. Isso já enfraquece a tese.

É importante fazer uma ressalva. Há relatos de que, de fato, o hacker de Araraquara andava com uma Land Rover (como é possível ver nesse depoimento e nesta matéria). Porém, não há qualquer relação de Manuela D’Ávila com o veículo.

O único lugar em que vimos uma acusação similar a essa foi em um site de fake news (o mesmo que publicou o falso manifesto do PCC contra o PT) que tentou ligar uma pessoa citada em uma matéria da revista Crusoé com Manuela D’Ávila. Mais uma vez, não há qualquer prova contra a ex-deputada.

É importante lembrar que, mesmo sendo Manuela a pessoa apontada como a responsável por apresentar o hacker a Glenn Greenwald, não pesa nenhuma acusação formal de “contratação de serviços do hacker” contra ela.

Para terminar, é importante citar que as fotos utilizadas como “ilustração” nas mensagens nada têm a ver com o hacker de Araraquara. A imagem de um dos carros foi retirado de um anúncio na OLX. A imagem do outro foi retirada de uma operação da Polícia Federal que apreendeu carros em Goiás em janeiro de 2019.

Resumindo: nem foi apreendida qualquer Land Rover com Walter Delgatti Neto tampouco há qualquer prova de que o veículo que o hacker utilizava era de Manuela D’Ávila. Ou seja, a mensagem que circula na internet é mais uma balela que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.