Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manuela D’Ávila, vice de Haddad, diz que cristianismo vai desaparecer #boato

Manuela D’Ávila, vice de Haddad, diz que cristianismo vai desaparecer #boato

Boato – Manuela D’Ávila, candidata a vice de Haddad, diz que o cristianismo vai desaparecer e que ela e o candidato são mais populares do que Jesus.

À medida que as eleições se aproximam, o número de fake news sobre o assunto se multiplica. Não importa. Seja de um lado ou de outro, a verdade é que todos os dias encontramos uma história diferente sobre os candidatos. A história de hoje dá conta de uma suposta declaração da candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB).

Circula nas redes sociais a informação de que a vice-candidata à Presidência do PT afirmou que o cristianismo vai desaparecer e que “nós [chapa presidencial do PT] somos são mais populares do que Jesus neste momento”. A frase está sendo compartilhada com uma imagem da candidata. Em algumas versões, a declaração atribuída a Manuela D’Ávila é utilizada como justificativa para o voto em Bolsonaro. Confira:

Essa palavras foram usada por Manuela D’ Ávila ( Vice de Fernando Haddad) Sem palavras; e por isso que #sou17 EU VOTO Jair Messias Bolsonaro. “Brasil acima de #tudo, DEUS acima de #todos”. “O cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher. (…) nós, somos mais populares do que Jesus neste momento”. Manuela D’Ávila

Manuela D’Ávila, vice de Haddad diz que o cristianismo vai desaparecer e que são mais populares do que Jesus?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bem, é claro que a publicação viralizou e deixou muita gente indignada. Mas será mesmo que Manuela D’Ávila disse que o cristianismo vai desaparecer e que ela e Haddad são mais populares do que Jesus? A resposta é não. Se você não entendeu o porquê, continue lendo.

Para começo de conversa, ao “bater os olhos” na publicação, já ficamos com um pé atrás. Isso porque a história segue o enredo básico de boatos online (é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis). Outro detalhe que reforça nossas suspeitas é fato de que, ao buscar informações sobre o contexto da declaração, não encontramos nada.

Pois bem, bastou uma googlada com a frase para chegarmos à verdade: a declaração não pertence a Manuela D’Ávila, na verdade, a frase foi dita por John Lennon, dos Beatles, em 1966. A declaração foi dada durante uma entrevista para o jornal inglês The Evening Standard. Na ocasião, John Lennon disse: “O cristianismo irá desaparecer. Vai diminuir e encolher. (…) Hoje nós somos mais populares que Jesus. Não sei quem vai desaparecer primeiro, o rock’n’roll ou o cristianismo”.

Mais uma busca e chegamos ao veredito que a história é falsa. Assim que surgiu na web, a própria vice de Haddad veio a público desmentir a informação. Em sua página do Facebook, Manuela D’Ávila afirmou que é cristã e defende e pratica o mais absoluto respeito com todas as religiões.

É assim , mentindo descaradamente que eles querem ganhar as eleições . Não vão conseguir. Sou cristã e defendo e pratico o mais absoluto respeito com todas as religiões. Mais uma mentira propaganda por quem não tem ideias dignas para apresentar . Nossa “arma” é a verdade . Ajude a compartilhar .

Resumindo: a história que aponta que a candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, disse que o cristianismo vai desaparecer e que ela e Haddad são mais populares do que Jesus é falsa. A frase pertence aos Beatles e nada tem a ver com a candidata.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.