Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manifestação “Renan Vagabundo” ocorre em frente à casa de senador hoje #boato

Manifestação “Renan Vagabundo” ocorre em frente à casa de senador hoje #boato

Manifestação Renan Vagabundo em frente à casa de Renan Calheiros em Alagoas hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Manifestantes gritam “Renan Vagabundo”, em frente à casa do senador Renan Calheiros, após relatório da CPI da Covid. 

A CPI da Covid, que busca investigar os desdobramentos da pandemia no Brasil e identificar ações criminosas por parte do governo na condução do combate à Covid-19, está encerrando seus trabalhos.

No dia 20 de outubro de 2021, o senador Renan Calheiros, relator da CPI, apresentou oficialmente o relatório final da CPI (resultado do trabalho de 6 meses da comissão). A notícia, entretanto, não agradou em nada os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (citado no relatório).

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, muita gente de bem (/ironia) resolveu mostrar sua insatisfação sobre o relatório da CPI da Covid. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, centenas de pessoas teriam feito uma manifestação em frente à casa do senador Renan Calheiros, em Alagoas. Ainda de acordo com as imagens, os manifestantes teriam entoado a frase “Renan vagabundo” durante o protesto. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Manifestação hoje na frente da casa de Renan Calheiros, chamado de vagabundo”. Versão 2: “Quando vi isso pensei q fosse manifestação do dia 7 de setembro, mas é o povo na frente da casa do Renan Calheiros!”.

Manifestação “Renan Vagabundo” em frente à casa de Renan Calheiros em Alagoas hoje?

A informação foi amplamente divulgada nas redes sociais, em especial, no Facebook e fez sucesso entre grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não tem nada de verdade. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao olhar a publicação, é possível perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, vídeos retirados de contexto, infelizmente, não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras dessas histórias.

Exemplo disso é a que dizia que Putin teria imitado Bolsonaro ao comer na rua. Também a que indicava que o cantor Zé Vaqueiro teria sido vaiado após gritar “fora Bolsonaro” durante um show e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria bandidos com metralhadoras, em favela no Rio, após decisão do STF.

Ao procurar por qualquer manifestação recente contra o relatório da CPI da Covid ou em frente à casa do senador Renan Calheiros, não encontramos nada além das publicações na internet. Resolvemos, então, investigar um pouco mais e descobrimos que a fonte da informação é justamente as publicações soltas que estão sendo compartilhadas nas redes sociais (e que não são lá muito confiáveis).

Foi então que resolvemos ir atrás da origem do vídeo e percebemos que as imagens não são atuais. O vídeo, na realidade, foi gravado durante uma manifestação no dia 7 de setembro de 2021. Na oportunidade, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fizeram um protesto em Maceió (AL), em frente ao prédio onde vive o senador Renan Calheiros.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostraria manifestantes gritando “Renan vagabundo”, em frente à casa de Renan Calheiros, após a divulgação do relatório final da CPI da Covid é falsa! Na realidade, as imagens foram gravadas durante uma manifestação no dia 7 de setembro de 2021, onde apoiadores do presidente Jair Bolsonaro pediam a destituição dos poderes (em especial, do STF) e “intervenção militar” e atacaram políticos. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: