Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manifestação de 15 de março foi criada para disseminar coronavírus entre apoiadores de Bolsonaro #boato

Manifestação de 15 de março foi criada para disseminar coronavírus entre apoiadores de Bolsonaro #boato

Manifestação de 15 de março foi criada para disseminar coronavírus entre apoiadores de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A manifestação marcada para 15 de março foi criada para disseminar coronavírus entre apoiadores de Bolsonaro. Trata-se de uma jogada da esquerda para contaminar os eleitores pró-governo. Não compareçam!

O novo coronavírus (Covid-19) é o assunto mais comentado na internet e na mídia em geral nos últimos dias. No mundo todo, já são mais de 90 mil infectados e 3 mil mortes causadas pela doença. Aqui no Brasil, de acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, são 433 casos suspeitos e 2 confirmados até agora, sem nenhuma morte, o que, obviamente, tem preocupado todos nós.

E, como já era de se esperar, aproveitando-se do desespero dos internautas com a possível pandemia, vários boatos sobre o coronavírus tomaram conta das redes sociais, inclusive, de forma muito criativa, envolvendo política, outro assunto que não fica para trás nas hashtags brasileiras.

Desta vez, uma publicação em tom de alerta que começou a circular no Facebook, principalmente, afirma que a manifestação marcada para 15 de março foi criada para disseminar o coronavírus entre os apoiadores de Bolsonaro. Segundo a postagem, o ato seria uma jogada da esquerda política, com agentes infiltrados na direita, para contaminar os eleitores pró-governo, informando que estes deveriam parar a divulgação, além de não comparecerem à manifestação. Veja abaixo o texto original da publicação que está rodando online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Guardiões do Bolsonaro de todo país: Atenção Urgente! Essa manifestação do dia 15 de março foi pensada nos porões da esquerda para disseminar o coronavírus entre os apoiadores do Bolsonaro, pois ela vai acontecer bem no auge da propagação do vírus. Por isso o próprio Bolsonaro orientou os ministros para que não divulguem o ato nem compareçam. A Regina Duarte já apagou post sobre o ato e diversos militares já disseram que não tem nada a ver com essa manifestação. Não caia nessa! Agora já se sabe que ela foi estimulada a partir de dentro da direita por agentes infiltrados da esquerda. Não contribua para isso.

Manifestação de 15 de março foi criada para disseminar coronavírus entre apoiadores de Bolsonaro?

Sem dúvidas, a publicação que está sendo compartilhada entre os internautas sobre as supostas intenções da esquerda de contaminar os eleitores pró-Bolsonaro no ato que será realizado na segunda quinzena março assustou muita gente, viralizando rapidamente como um alerta para quem pretendia ou pretende comparecer. Mas será mesmo que a manifestação de 15 de março foi criada para disseminar o coronavírus entre os apoiadores de Bolsonaro? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Vale dizer que essa história toda pode ser desmentida a partir de dois erros diferentes. Para começo de conversa, a mensagem da publicação que está circulando online carrega todas as características de fake news: é vaga (não cita maiores informações de onde o alerta foi tirado), alarmista (tem o intuito de causar medo aos internautas), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam comprovar o que está sendo dito.

Além do mais, não é de hoje que surgem na internet boatos em torno de manifestações, principalmente as de cunho político. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como você deve se lembrar do caso que dizia que os Antifa e a esquerda iriam colocar Black bocs com a camiseta de Bolsonaro para agredir mulheres em manifestação; outro de que a Globo News teria publicado uma foto fake da manifestação pró-Bolsonaro em Copacabana (RJ); ou, ainda, da curiosa história de que as milícias do RJ, SP e PR iriam realizar atentados nas manifestações pró-Bolsonaro em maio de 2019 só para culpar a esquerda.

Sendo assim, não foi difícil imaginar que o nosso caso de hoje também poderia se tratar de um boato. E confirmamos o desmentido ao buscarmos pelos organizadores da manifestação do dia 15 de março e descobrirmos que eles não são do “porão da esquerda”, como afirma a tal publicação.

O ato, na realidade, foi organizado pelos próprios grupos bolsonaristas, após uma declaração do ministro general da reserva Augusto Heleno, na qual ele afirmou que o governo estaria sendo chantageado pelo Congresso, e posterior chamamento também do próprio presidente da República para uma manifestação da extrema direita, convocada via WhatsApp.

Entre eles estão grupos radicalizados que se dividem entre somente apoiar Jair Bolsonaro ou levantar a bandeira em defesa da Operação Lava Jato, tais como o Movimento Avança Brasil, o Nas Ruas, o Movimento Brasil Conservador e o Movimento Conservador (antigo Direita Brasil), que foram os que demonstraram maior adesão virtual ao ato.

Inclusive, em algumas páginas oficiais desses movimentos, a convocação para a manifestação continua, como é possível ver nos perfis no Twitter do Nas Ruas, do Movimento Avança Brasil, do Movimento Brasil Conservador e do Movimento Conservador.

Para além disso, a mobilização para a manifestação pró-governo já está sendo feita desde, no mínimo, 20 de fevereiro, enquanto o primeiro caso de coronavírus no Brasil só foi confirmado no dia 25 do mesmo mês. Ou seja, a tese de que a convocação para o ato supostamente pela esquerda para contaminar os eleitores a favor de Bolsonaro é falsa.

Já o segundo erro que derrubou essa história de vez é que, em alguns casos, o tal alerta falso começou a ser atribuído a simpatizantes de Bolsonaro, inclusive, até de forma irônica, mas que, na verdade, é uma informação que também não procede. Isso porque, nos nossos monitoramentos, descobrimos que, ao contrário de muitos boatos, esse circulou mais entre internautas não simpáticos a Bolsonaro, como é possível perceber em uma rápida busca em perfis contrários ao governo no Instagram, por exemplo.

Resumindo: A publicação que dá conta de que a manifestação do dia 15 de março foi criada pela esquerda para disseminar coronavírus entre eleitores apoiadores de Bolsonaro é falsa. O ato já vem sendo convocado pelos próprios grupos pró-governo desde, no mínimo, 20 de fevereiro, sendo que o primeiro caso de contaminação pela doença no Brasil só foi confirmado em 25 de fevereiro. Ou seja, o alerta não passa de balela para amedrontar os manifestantes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p