Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maduro acena para ninguém em praça vazia na Venezuela, mostra vídeo #boato

Maduro acena para ninguém em praça vazia na Venezuela, mostra vídeo #boato

Boato – Presidente reeleito da Venezuela, Nicolás Maduro, é flagrado em vídeo acenando para o nada como se tivesse uma multidão de eleitores à sua frente em uma praça da Venezuela. Vídeo faz parte da farsa sobre a popularidade dele.

No último domingo (22 de maio de 2018), Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela em um pleito, no mínimo, controverso. Com candidatos banidos e uma alta abstenção nas urnas, outros países (como, por exemplo, o Brasil e a Argentina) não aceitaram o resultado das eleições do país sul-americano. Em meio às críticas, um vídeo viralizou na internet.

A filmagem de cerca de 40 segundos mostra Maduro acenando para o que seria o “nada”. De acordo com comentários em redes sociais, a ideia seria “editar” o vídeo posteriormente e colocar uma multidão de eleitores na praça. Assista ao vídeo e leia alguns exemplos da postagem que circula online:

Versão 1: PATÉTICO! Maduro é filmado enquanto acena para o nada como se estivesse em frente à uma multidão de apoiadores. Versão 2: Vergonhoso! Flagrado acenando pra ninguém como se tivesse uma multidão de eleitores na sua frente. Patético. Não há escassez de vergonha no comunismo. Versão 3: Veja que coisa ridícula! Fingindo que acena para multidão fantasma…

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostra Maduro acenando para ninguém em praça vazia na Venezuela?

O tal vídeo se espalhou muito na internet e a versão de Maduro acenando para uma “multidão de fantasmas” foi comprada até por veículos grandes de mídia (como, por exemplo, o tabloide britânico Telegraph e o argentino La Nación). No Brasil, diversos grupos políticos mais à direita também compartilharam o vídeo. Mas será mesmo que a informação que aponta que o presidente da Venezuela acenou para o nada é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando assistimos ao vídeo, duas coisas nos chamaram atenção. A primeira é o som da tal multidão. Das duas, uma: ou havia pessoas no local ou o início da edição (com áudio) já havia sido feito. Outra coisa é a péssima qualidade do vídeo. É justamente aí que está o pulo do gato.

Ao contrário do que foi dito em algumas versões, a filmagem não foi feita em uma “praça”. Ela foi feita após o presidente votar, na manhã do domingo de eleições, na região oeste de Caracas. Essa imagem de um fotógrafo da AFP mostra o presidente da Venezuela no mesmo local onde o vídeo foi gravado (que provavelmente era restrito e por isso estava vazio).

O próprio Maduro publicou uma imagem dele acenando. Ao contrário do que o vídeo, que havia sido postado pelo próprio Maduro, (não) mostra por causa da baixa qualidade, havia pessoas no outro lado do portão (o que justifica o burburinho da filmagem). Não era uma multidão, mas também não era ninguém. Confira a imagem publicada no perfil do próprio presidente:

Resumindo: pode-se falar muita coisa das eleições da Venezuela (mas falem vocês porque o nosso negócio é só caçar boatos). Porém, ninguém pode dizer que o presidente Nicolás Maduro acenou para o nada para que houvesse uma edição de vídeo. Com isso, podemos afirmar que a tese que circula online se trata de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.