Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula virou pastor evangélico e vai inaugurar igreja no Brasil #boato

Lula virou pastor evangélico e vai inaugurar igreja no Brasil #boato

Lula virou pastor evangélico e vai inaugurar igreja no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente Lula pretende se tornar pastor evangélico e construir uma das maiores catedrais do Brasil. 

Desde que saiu da prisão, em 08 de novembro de 2019, o ex-presidente Lula tem tentado melhorar a imagem do PT, que perdeu sua popularidade nos últimos anos, principalmente, pelas denúncias de corrupção de pessoas envolvidas com o partido.

E, em 2020, Lula vai apostar em um público fiel ao presidente Jair Bolsonaro. De acordo com um veículo de comunicação, ele teria indicado ao PT que o partido crie núcleos evangélicos nos estados do Brasil em busca de apoio da base religiosa.

Com base nessa informação, uma história ganhou destaque nas redes sociais. “ATENÇÃO! LULA VIROU PASTOR!”, diz uma das mensagens. Segundo publicações, o ex-presidente teria virado pastor e queria construir uma das maiores catedrais do Brasil. “O fim dos tempos está realmente chegando. Pastor Lula vem aí pra redimir os pecadores”, aponta uma publicação. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Pastor Lula: Lula pretende se tornar PASTOR e construir uma das maiores catedrais do Brasil. Segundo o portal Pensa Brasil, o Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva, montará sua igreja em São Paulo. E já adianta: Será um catedral enorme! Pastor Luis, (Lula) seguirá os mesmo caminho de outros políticos famosos que viraram pastores e que são pastores na política brasileira, assim como Anthony Garotinho do Rio de Janeiro e o Deputado Federal Marcos Feliciano.

Ele chegou a afirmar, segundo o portal, que a salvação do Brasil está na sua conversão. O Brasil necessita urgentemente de um Lula cristão que coloque o povo brasileiro de volta as suas raízes da moral e dos bons costumes. A informação foi concedida por Frei Berto, que aposta no grande crescimento da futura igreja do Lula. ”Lula quer inclusive apagar esse sobrenome que foi abençoado em terreiro de macumba, Lula quer apenas ser chamado de ”Pastor Luiz” o abençoado da nação. Agora nos resta aguardar pra ver se isso irá se concretizar.

Lula virou pastor evangélico e vai inaugurar igreja no Brasil?

A informação caiu como uma bomba na internet e deixou diversos internautas divididos. Mas será que essa história de que Lula teria se tornado um pastor evangélico e pretende construir uma catedral é verdade? Não é!

Vamos aos detalhes! Ao ler as mensagens, percebemos que a informação de que “Lula vai virar pastor” é bem diferente daquela descrita pelo veículo de comunicação. Uma coisa é estruturar uma estratégia política de se aproximar de um grupo, outra (bem diferente) é mudar de profissão. Nenhuma das matérias que trata sobre a estratégia política do PT aponta que o ex-presidente pretende mudar de profissão, o que elimina a tese de que a informação foi baseada nas reportagens. Outro ponto importante é que não encontramos a história de que Lula iria virar pastor em nenhuma fonte confiável.

Vale ressaltar que, em uma das publicações, há uma imagem onde, supostamente, Lula estaria abençoando os fieis. A foto trata-se de uma montagem (bem mal feita). A imagem original foi retirada de um site sobre religião que falava sobre quem poderia tocar a cabeça dos fieis.

No caso da matéria que é indicada nas publicações, trata-se de um texto publicado em um site que sempre publica fake news, especialmente aquelas voltadas a teorias da conspiração. Além disso, a notícia foi publicada em 2016. Ou seja, se Lula iria virar pastor, parece que ele deixou isso para trás. Por fim, é importante destacar que a história de hoje lembra muito uma outra história já desmentida pela equipe do Boatos.org, que dizia que Gleisi Hoffmann iria assumir uma igreja evangélica criada pelo PT.

Além do enredo ser igualzinho, o desfecho da história também. Naquela oportunidade, destacamos que abrir uma igreja não é tão simples assim, pois é necessário um CNPJ, nome fantasia, estatuto, ata e outros documentos. Além disso, o vídeo usado naquela história segue o mesmo padrão da foto de Lula usada na matéria do site que divulgou a fale news. Ambos foram retirados de contexto. No caso de Lula, a imagem em questão foi registrada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, do Instituto Lula, durante um encontro com a Juventude Metalúrgica do ABC Paulista.

Em resumo: a história que diz que Lula vai virar pastor evangélico e construir uma das maiores catedrais do Brasil é falsa! A informação não consta em nenhuma fonte confiável, o texto indicado nas publicações é de 2016 e pertence a um site que publica fake news e, por fim, as fotos usadas na publicação são uma montagem e uma foto retirada de contexto. Ou seja, apenas balela. Até a próxima!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u