Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é vaiado e chamado de ladrão em Curitiba em março de 2022 #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão em Curitiba em março de 2022 #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão em Curitiba em março de 2022 (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o ex-presidente Lula sendo vaiado e chamado de ladrão. Filmagem foi feita em março de 2022 na cidade de Curitiba.

Neste início de 2022, um dos tipos de fake news relacionados a eleições mais recorrentes são de supostas manifestações “do povo” contra Lula. Esse tipo de informação visa, basicamente, enfraquecer a tese de que o petista estaria em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais. O grande problema é que os vídeos e as informações não provam nada, uma vez que, na maioria das vezes são relativas a episódios antigos. A história de hoje remonta à cidade de Curitiba.

No último fim de semana, Lula esteve presente na capital do Paraná para a cerimônia de filiação do ex-governador do estado Roberto Requião ao PT. No meio disso, um suposto vídeo de uma manifestação começou a circular na internet. Nas imagens manifestantes gritam “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” e vaiam o ex-presidentes. Legendas apontavam que as imagens seriam de Curitiba em 2022. Leia alguns textos que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: O ladrão foi vaiado em Coritiba Paraná. Parabéns aos patriotas. dia 18 03 2022Lula em Curitiba agora a noite. 18/3/22. Na filiação do Requião. Esta é mais uma forma de combater as fraudes das urnas nas eleições deste ano. É só acompanhar a agenda desse cretino e cada vez que ele botar a cara na rua, tem que reagir exatamente assim e não deixar ele sair nas ruas!!! Parabéns povo patriota. Versão 2: O LADRÃO, foi tentar a sorte em Curitiba, o Paranaense foi recebê-lo, aí está o “líder”…..!! Versão 3: Lula ladrão em Curitiba Pr, para a filiação do bandido Roberto Requião ..…

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Lula é vaiado e chamado de ladrão em Curitiba em março de 2022?

Não demorou muito para as imagens se espalharem com força em páginas e grupos de simpatizantes de Bolsonaro. Porém, a informação que aponta que as vaias e os gritos em questão teriam sido gravados em 2022 é falsa. O vídeo é de uma manifestação direcionada contra Lula, mas não é atual.

Uma busca reversa pelos vídeos nos fez descobrir que eles foram gravados em 2018. O vídeo é do dia que Lula foi conduzido à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ficaria preso. O vídeo em questão foi publicado no canal do YouTube do O Antagonista e é datado de 7 de abril de 2018.

Vale citar que, ao buscar por manifestações contrárias contra Lula, encontramos apenas relatos de manifestações tímidas e que resultaram em confrontos entre militantes de esquerda e de direita. Nada nem perto da dimensão do que é mostrado no vídeo.

Por fim, só é preciso relembrar que essa não é primeira vez que boatos relacionados a supostas manifestações contra Lula circulam na internet. Já desmentimos, só neste ano, fake news sobre protestos contra ele em Porto Alegre, vaiado em shopping de São Paulo (ou Salvador) e “expulso de Recife”. Ou seja: é um boato bem recorrente.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi xingado e vaiado no vídeo em questão em 2022. As imagens são de 2018, retratam um outro momento da história recente do Brasil e não têm relação com as última visita do ex-presidente a Curitiba.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: