Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula tem 1,5 trilhão de euros em conta de banco na Suíça #boato

Lula tem 1,5 trilhão de euros em conta de banco na Suíça #boato

Boato – Em áudio, mulher denuncia esquema de Lula no exterior. Ex-presidente teria 1,5 trilhão de euros em um banco na Suíça.

Durante o período pré-eleitoral a equipe deste site esteve quase sem repertório criativo diante dos tantos boatos sobre política que apareceram para serem desmentidos. Passado o olho do furacão, com as eleições findadas e Jair Bolsonaro eleito presidente do Brasil, parecia que a boataria político-partidária iria diminuir. Diminuiu, mas não acabou.

E cá estamos novamente com uma bomba de cunho político para esclarecer. Segundo um áudio que está circulando com muita força na internet, um novo escândalo envolvendo o ex-presidente Lula veio à tona. De acordo com a mensagem, descobriu-se que Lula tem 1,5 trilhão de euros em um banco na Suíça. Tudo teria sido desvendado depois que a neta de um banqueiro deu uma entrevista revelando que faria qualquer coisa para que o ex-presidente não fosse preso. Confira também uma parte da transcrição do áudio e a mensagem que o acompanha:

Mensagem: Descobriu-se que há 1 Trilhão e meio de Euros, pertencentes ao nosso país, depositados num banco suíço em nome de Luiz inacio Lula da Silva e outras pessoas, também há diamante e obras de artes que vinham sendo retiradas do país desde 2009.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Áudio: Tem uma manchete no Jornal de 2017, em maio de 2017 que uma neta de um banqueiro suíço ela deu a seguinte entrevista: que ela faria o possível e o impossível para que Luiz Inácio Lula da Silva sequer fosse preso. E isto está no jornal de maio, se eu não me engano, maio de 2017. O depoimento da neta do banqueiro suíço, ela disse isso. Descobriu-se que há 1 trilhão e meio de euros pertencentes ao nosso país depositados em um banco suíço em nome de Luiz Inácio Lula da Silva e de um grupo de pessoas. Entre o 1 trilhão e meio de euros também há diamantes e obras de artes que vinham sendo retiradas do país desde 2009, porque eu testemunhei no aeroporto internacional uma dessas obras de arte saindo de um táxi e embarcando porque já tinha todo um esquema no aeroporto para isso, no aeroporto internacional Tom Jobim do Rio de Janeiro.

Eu gostaria de dizer que o banqueiro suíço não só conseguiu empurrar a Copa do Mundo e as Olimpíadas de guela baixo para conseguir fazer esse assalto aos cofres brasileiros, como também está fazendo o possível e o impossível para que esse país se torne um país comunista sim. Porque imagina se a Suíça tivesse que nos devolver o dinheiro que nos assaltaram, os outros banqueiros de outros países teriam que nos devolver o dinheiro que nos assaltaram, e haveria uma quebra de banco internacional e o país se livraria do comunismo para todo sempre. […] Eu gostaria que você fizesse a gentileza de pegar esse áudio meu no dia de hoje né, e distribuir para todo mundo tudo que você puder porque não é possível que as autoridades sejam tão cegas […]

Lula tem 1,5 trilhão de euros em conta de banco na Suíça #boato

A denúncia é bastante séria e o montante de dinheiro mencionado é difícil até de se imaginar. A repercussão da história então, tem sido gigantesca. Mas, é verdade que Lula tem 1,5 trilhão de euros em uma conta na Suíça? Não é, agora vamos entender os detalhes.

Pois bem, a mensagem que está sendo compartilhada tem algumas das típicas características de boatos. Com tom alarmista, erros de português, sem citar fontes confiáveis, ela bem preenche os requisitos das balelas da web. Quando então analisamos os detalhes do áudio, a suposta denúncia caiu por terra.

Primeiro, a entrevista mencionada na história (com a neta de um banqueiro suíço) não aconteceu em maio de 2017. Na verdade, em agosto de 2017 o jornal Folha de S. Paulo entrevistou Roberta Luchsinger, herdeira de um acionista e correntista do banco Credit Suisse. O jornal paulistano chegou a dizer que Roberta era herdeira da família que fundou o Credit Suisse, mas esclareceu que esta informação estava errada. Ou seja: ela não é a “neta do banqueiro suíço”.

E o que Roberta Luchsinger tem a ver com tudo isso? Pois bem, na entrevista, a mulher afirma que doaria R$500 mil reais a Lula depois do congelamento dos bens dele pela Justiça. Roberta é militante e foi candidata do PT como deputada estadual de São Paulo em 2018 (o que derruba a tese da “neta do banqueiro que nada tem a ver com o Brasil”. Provavelmente daí é que tiraram que a neta do banqueiro suíço “faria o possível e o impossível para que Lula sequer fosse preso”.

Depois, procuramos em jornais e portais sérios de notícia por qualquer repercussão dessa história de 1,5 trilhão de Lula na Suíça. Não encontramos nada, o que é muitíssimo estranho já que mesmo da cadeia o ex-presidente segue sendo acompanhado por todos os veículos de renome do país.

Por fim, quando pensamos logicamente no montante de dinheiro que o áudio denuncia: 1,5 trilhão de euros dá para perceber o absurdo que isso representa. Para se ter uma ideia, em 2017 o PIB brasileiro alcançou 6,6 trilhões de reais. Isso significa que, com o câmbio atual, Lula teria o valor do PIB brasileiro em uma conta na Suíça. Tendo sido investigado tão de perto, será mesmo que a Polícia Federal não teria descoberto tanto dinheiro? Claro que teria!

Vale comentar também que durante a campanha presidencial de Haddad o site de campanha “O Brasil Feliz De Novo” esclareceu que a denúncia era fake news. Assim, não havendo uma prova sequer sobre a conta e o dinheiro na Suíça e na falta de qualquer especulação sobre o tema na imprensa, dá para afirmar que essa história de que Lula tem 1,5 trilhão de euros no exterior é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.