Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é recebido por batucada com grito de “filho da p…” em aeroporto #boato

Lula é recebido por batucada com grito de “filho da p…” em aeroporto #boato

Lula é recebido por batucada com grito de “filho da p...” em aeroporto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ex-presidente Lula foi recebido e xingado de “filho da p…” por um grupo de percussão (batucada) em um aeroporto.

Com as eleições se aproximando, manifestações públicas sobre pré-candidatos não faltam na internet. A questão é que nem todas elas são reais. É o caso de uma mensagem que aponta para um suposto incidente com o ex-presidente Lula.

De acordo com uma mensagem que circula online, Lula foi surpreendido por um grupo de batucada no saguão de um aeroporto. Tudo ia bem até que, de acordo com a mensagem, o grupo fez uma “paradinha” e gritou “filho da p…” para o ex-presidente do Brasil.

O vídeo é acompanhado por um print que aponta que Lula teria sido escolhido como “o maior ladrão do mundo pela revista Time’s” (que é falso, obviamente). Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1:Ex-presidente Lula recepcionado em aeroporto por uma bateria de samba, vídeo épico! Versão 2:Lula sendo recebido de forma adequada Versão 3: WORLD • PERSON OF THE YEAR O ex-presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, foi eleito pela revista TIME’s 2021. “Maior ladrão da história”

Versão 4: Lula chega no saguão de um aeroporto de algum lugar no Brasil, e escuta uma batucada. Era um Grupo de jovens, que se posicionaram para o recepicionar. Mas não foi uma recepção qualquer. Assista até o fim e veja o que aconteceu. Atenção pars o grupo da batucada. “Filho da p…”. Pensou, pensou. Retirou-se decepcionado.

Lula é recebido por batucada com grito de “filho da p…” em aeroporto?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar entre pessoas que não nutrem simpatia por Lula. Só que, na realidade, o que há é uma distorção do que foi dito pela “batucada” em questão para o ex-presidente.

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos deixa muito desconfiados. O texto em questão tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que a informação é real.

Para além disso, não é de hoje que informações falsas sobre ataques públicos a Lula se espalham na internet. Há pouco tempo, por exemplo, desmentimos informações falsas que apontavam que Lula havia sido hostilizado na saída do avião em Recife e em um restaurante na capital pernambucana.

Assim como em outros casos, a informação sobre o tal xingamento a Lula é falsa. A primeira coisa que fizemos foi procurar de onde saiu o tal vídeo. Como mostra o próprio perfil no Twitter de Lula, a recepção ocorreu na recente visita dele à Europa. O ex-presidente postou um vídeo no dia 16 de novembro de 2021.

O grupo que se apresentou foi o Batuka Sciences Po. Achamos, inclusive, o vídeo da apresentação no perfil do Instagram do grupo. O trecho “da discórdia” fica no minuto 2:14 do vídeo. Confira:

Claramente, não é “filho da p…” que é dito pelo grupo no trecho da paradinha. Mas como ficamos em dúvida do que foi dito (nóis num sabe franceis), perguntamos ao próprio grupo. Depois de indagação na página do Facebook do Batuka Sciences Po, recebemos a seguinte resposta (traduzida do inglês):

Olá, nós ouvimos a respeito dessa mensagem. Trata-se de uma fake news. [No vídeo] Nós falamos “C’est la batuka” que significa “Aqui é o Batuka” (o nome do nosso grupo de batucada). E depois, falamos “Sciences Po Paris”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula foi recebido com os gritos de filho da p… por um grupo de batucada na chegada a um aeroporto. Nem o vídeo foi gravado em um aeroporto tampouco Lula foi xingado na filmagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: