Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é recebido em Recife sob os gritos de “o ladrão chegou”, mostra vídeo #boato

Lula é recebido em Recife sob os gritos de “o ladrão chegou”, mostra vídeo #boato

Lula é recebido em Recife sob os gritos de “o ladrão chegou”, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ex-presidente Lula chega a Recife e é recebido por gritos de “o ladrão chegou” por manifestantes.

As eleições estão marcadas apenas para o final de 2022, mas na internet a campanha eleitoral já está rolando a todo vapor. A prova disso está nas inúmeras notícias falsas sobre pré-candidatos que circulam por aí. A mais nova delas fala sobre o ex-presidente Lula.

De acordo com um vídeo que está circulando na internet, Lula teria sido recebido por manifestantes sob os gritos de “o ladrão voltou” em Recife (Pernambuco). As imagens mostram que a manifestação ocorreu quando ele estava saindo de um jatinho no aeroporto de Guararapes e se encaminhando para encontrar correligionários. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: O povo de Recife foi ao aeroporto internacional dos Guararapes receber, Lula . A Recepção foi calorosa! Versão 2: O LADRÃO chegou O Lula Ladrão chegou!!! O povo de Recife foi hoje ao aeroporto internacional dos Guararapes receber “ O nove dedos”,Lula . A Recepção foi aos Gritos de: “O Ladrão Chegou. Confira o vídeo .

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostra que Lula foi recebido em Recife sob os gritos de “o ladrão chegou”?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar com toda força na internet. Só há um detalhe: o vídeo que está circulando que seria da “recepção calorosa de Lula” nada mais é do que uma montagem. Só que, antes de falar do caso, vamos falar de elementos que apontam que a informação não é real.

Não é de hoje que vídeos falsos sobre Lula circulam na internet. Não faz muito tempo que desmentimos vídeos que estavam com a velocidade alterada para parecer que Lula estava bêbado (aqui e aqui). Já houve até fake news sobre “outra” chegada dele a Recife. Já a mensagem que acompanha o vídeo tem características de boatos como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável que confirme a informação.

Não bastasse isso, nenhuma fonte confiável aponta para o tal protesto contra o presidente. Esta notícia da Folha de Pernambuco cita apenas que ele, de fato, foi a Recife e foi recebido por aliados no aeroporto de Guararapes. Não fala nada de protestos.

Imagens no perfil do senador pernambucano Humberto Costa diminuem a chance da informação ser real. Como você pode ver no vídeo que viralizou na internet, os gritos (com direito a foguetório) denotam que haveria uma multidão de pessoas contrárias a Lula no local. Só que olha essa foto aqui:

Além de Lula e os correligionários estarem tranquilos nas imagens (o que diminui a chance de estarem sobre um protesto efusivo), é possível ver poucas pessoas no local onde as imagens foram gravadas. Pessoas, aliás, com roupas vermelhas (de apoiadores de Lula).

Procurando mais um pouco, achamos vídeos gravados do mesmo ângulo das imagens que estão viralizando. Nenhum dos vídeos mostra “foguetório” ou mesmo gritos de “o ladrão chegou”. Assista:

Já deu para ver que o vídeo que está circulando por aí não passa de uma montagem. Mas de onde vêm os gritos? Ao buscar por notícias de pessoas falando “o ladrão chegou” para Lula, descobrimos esse vídeo, gravado em Curitiba quando o ex-presidente foi conduzido à sede da Polícia Federal para ser preso, em 2018.

Resumindo: pegaram o vídeo de Lula chegando em Recife e colocaram o áudio da “recepção dele em Curitiba” quando ele foi preso pela Polícia Federal. Ou seja: as imagens que circulam online não passam de mais uma montagem que circula na internet sobre o ex-presidente e possível candidato em 2022.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: