Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula publica foto de boneco pisando na bandeira do Brasil #boato

Lula publica foto de boneco pisando na bandeira do Brasil #boato

Lula publica foto de boneco pisando na bandeira do Brasil, diz boato

Boato – Como é antipatriota, o ex-presidente Lula resolveu posar com uma foto de um boneco dele pisando na bandeira do Brasil.

O que não faltam na internet são boatos da categoria “engana (falso) patriota”. Neste tipo de fake, boateiros se aproveitam de ideias pré-concebidas sobre símbolos e joga uma bomba. Na história de hoje, os elementos utilizados na história são o ex-presidente Lula, um boneco e a bandeira do Brasil.

Depois que Lula publicou uma foto de um boneco réplica dele, começaram a circular mensagens e publicações apontando que o boneco estaria “pisando” na bandeira do Brasil. A prova seria uma imagem do boneco e das bandeiras do Brasil e do PT. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: Sempre colocando seu partido acima do Brasil. Ex-presidiário, Lula, publicou uma foto de sua miniatura, pisando na bandeira do Brasil. Versão 2: O ex-presidente e ex-presidiário, Lula, publicou uma foto com um boneco de miniatura sua. Um detalhe que pouca gente percebeu é que o “mini-Lula” estava pisando na bandeira do Brasil.

Lula publicou foto de boneco pisando na bandeira do Brasil?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A denúncia rendeu muitos likes em grupos a favor de Bolsonaro e visualizações de páginas em sites de qualidade duvidosa. Porém, não é verdade que Lula publicou uma foto de um boneco pisando na bandeira do Brasil.

A mensagem, histórico de boatos e a fonte da informação deste naipe já nos deixou muito desconfiados sobre a veracidade da informação. Os textos em questão são vagos, alarmistas, com erros de português e não citam qualquer fonte confiável que balizem a informação. Ao buscar em fontes confiáveis sobre o tal “afronte à pátria”, nada encontramos. A história só circulou em páginas favoráveis a Bolsonaro e contrárias a Lula.

Além disso, não é de hoje que boatos, por assim dizer, estranhos sobre Lula circulam na internet. De “expulsão em restaurante” a vídeo “gravado bêbado”, o que não tem faltado nos últimos tempos são mensagens falsas falando sobre “episódios peculiares” relacionados a Lula.

Resolvemos buscar pela imagem, que foi devidamente compartilhada em uma resolução baixa, vimos que não há nada de “boneco do Lula pisando na bandeira”. “Boa noite do Lula com seu mais novo Lulinha (na sarrada)!”, diz a descrição da foto. Veja a imagem:

Na imagem, é possível ver claramente que o “pé do boneco” não está em cima da bandeira. O boneco está à frente da bandeira (a profundidade pode ser vista até pela sombra da imagem). Ou seja: a pisada está nos olhos de quem vê. Na realidade, a foto era uma alusão a uma pose que o ex-presidente fez junto com “jovens” em uma ida a Sergipe em 2017. Veja e compare:

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente Lula compartilhou uma imagem de um boneco pisando na bandeira do Brasil é falsa. O boneco estava, na realidade, fazendo uma “sarrada” e não pisando na bandeira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: