Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula planeja golpe de estado para se livrar de acusação de tráfico de drogas #boato

Lula planeja golpe de estado para se livrar de acusação de tráfico de drogas #boato

Lula planeja golpe de estado para se livrar de acusação de tráfico de drogas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Site espanhol denunciou que Lula está planejando um golpe de estado no Brasil com o intuito de se livrar de uma acusação por tráfico de drogas nos Estados Unidos.

No meio desse caldeirão político que vivemos, o que não tem faltado na internet são teorias da conspiração relacionadas a “golpes” e afins. Nos últimos tempos, Congresso, STF e até o ministro da Saúde já foram acusados de arquitetar um golpe contra Bolsonaro. A última figura citada é a do ex-presidente Lula.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais e sendo publicadas por sites pró-Bolsonaro, Lula teria arquitetado um golpe. O motivo seria simples: se livrar de uma acusação de tráfico de drogas nos Estados Unidos (acusação que já recaiu sobre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro). A fonte da informação seria um “portal espanhol”. Leia a mensagem que circula online:

O portal espanhol publicou um artigo sobre a tentativa de golpe contra o presidente Jair Bolsonaro que estaria em andamento no Brasil. A estratégia seria a já conhecida divulgação de notícias falsas em grandes veículos de comunicação, muitos deles abertamente alinhados à opositores do presidente, associada à sensação de histeria e medo provocada pela própria imprensa em função da pandemia do coronavírus. Lula, tem dois objetivos: primeiro, criar uma crise regional que serve para impedir a queda iminente de Maduro; e segundo, encobrir o envolvimento do Foro de São Paulo e o seu próprio no tráfico internacional de drogas. Maduro é acusado de narcoterrorismo e conspiração para exportar cocaína ao país norte-americano e tem uma recompensa para sua captura.

Há provas de que Lula planeje um golpe de estado para se livrar de uma acusação de tráfico de drogas?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente desconfiada do que está acontece. Mas será mesmo que a informação que aponta que Lula está planejando um golpe de estado para encobrir uma acusação de tráfico de drogas é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Só de ler o artigo, já achamos alguns pontos que provam que a informação não procede. Só para começar, o texto que está circulando aqui no Brasil tem informações falsas sobre a fonte da informação. Tem gente que fala que se trata de um portal espanhol. Não é.

Trata-se de um site de Miami (EUA) que produz conteúdo analítico sobre a América Latina (principalmente sobre a Venezuela). Vale dizer que não são raras as ilações contidas no site. Dentre os “artigos mais lidos”, há acusações de que a China está promovendo a Nova Ordem Mundial e textos sobre “a ameaça vermelha” (bem no estilo Guerra Fria).

No Brasil, a informação chegou como se fosse uma reportagem (com provas e tudo mais) de que Lula quer dar um golpe para se livrar de uma acusação. Porém, ao acessar o conteúdo original, descobrimos que se trata de um artigo opinativo. Mais do que isso: o artigo é de alguém que nem é “staff” do site.

Ao analisar o artigo original, continuamos achando erros. A tese apresentada é de que Lula quer “forçar” que a informação de que os militares chegaram ao poder para desestabilizar Bolsonaro e fortalecer o poder de defesa de uma acusação por tráfico. Além de não conseguir encontrar qualquer tipo de elemento que possa fazer essa ligação (militares = defesa de Lula ou mesmo Lula no poder), não conseguimos achar nenhum indício que aponte que Lula carrega essa acusação. Ela foi tirada, literalmente, do nada.

Ou seja: um monte de páginas aqui do Brasil estão tomando como “verdade absoluta” um artigo opinativo de um site com viés político que não carrega nenhuma prova que embase as graves acusações. Não precisa nem dizer que, até que apareçam acusações mais robustas, a história não passa de mais um boato que circula online.

Resumindo: a história que aponta que Lula está dando um golpe de estado para se livrar de uma acusação de tráfico de drogas é falsa. Além de a fonte estar sinalizada de forma errada (não é um portal espanhol), as acusações fazem parte de um artigo opinativo que não carrega prova alguma.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD