Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula disse que nordestinos são ignorantes, pobres e os comparou com Dilma #boato

Lula disse que nordestinos são ignorantes, pobres e os comparou com Dilma #boato

Lula disse que nordestinos são ignorantes, pobres e os comparou com Dilma, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em declaração, Lula afirmou que Dilma Rousseff é uma pessoa “estudada e muito inteligente” e nordestinos são “ignorantes e pobres”.

O preconceito contra o povo nordestino foi uma das questões bastante discutidas durante as eleições presidenciais de 2018. E parece que, mesmo após todo o ocorrido, a questão continua. No dia 19 de julho de 2019, o presidente Jair Bolsonaro causou polêmica a se referir a governadores do nordeste como “paraíbas” e a reacendeu o debate.

A internet, claro, não perdoou e logo tratou de trazer outros casos para o debate. De acordo com uma publicação que viralizou nas redes sociais, Bolsonaro não teria sido o único a criticar os nordestinos. Segundo o texto, o ex-presidente Lula teria chamado o povo nordestino de ignorante e pobre e os comparado à ex-presidente Dilma. Confira:

Versão 1: “Onde estavam os que hoje “zurram” contra#Bolsonaro na época que #Luladrão vomitou isso ? “A presidenta Dilma é uma pessoa estudada e muito inteligente..ela não é nenhum NORDESTINO, IGNORANTE e POBRE” – Lula – Maio 2014”. Versão 2: “Na época, nenhum governador se manifestou. HIPÓCRITAS. ‘ A presidenta DILMA é uma PESSOA estudada e muito INTELIGENTE… ela não é nenhum NORDESTINO, IGNORANTES e POBRE…’ Luiz Inácio LULA da Silva maio de 2014”.

Lula disse que nordestinos são ignorantes, pobres e os comparou com Dilma?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A imagem com a suposta declaração causou bastante indignação, principalmente entre os nordestinos e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, será que o ex-presidente Lula realmente teria se referido ao povo nordestino dessa maneira? A resposta é não!

Vamos aos fatos! O fato é que a história não é lá como parece. Na realidade, a suposta frase é uma distorção de um discurso proferido por Lula em 2014. Na época, em visita à Bahia, o ex-presidente discursava sobre “o ódio da elite e da oposição contra Dilma”.

E, ao contrário do que aponta a história, Lula não disse que nordestinos são “ignorantes e pobres”. A verdade é que o ex-presidente fez uma comparação entre Dilma Rousseff e ele (que é nordestino e foi para São Paulo) para afirmar que ambos sofrem críticas por conta “do que eles representam para o Brasil”.

A Dilma não é nenhuma nordestina. A Dilma não é nenhum retirante nordestino para ser vítima de preconceito. A Dilma uma mulher bem formada, a Dilma é uma economista de qualidade, é uma mulher que tem história. Porque tanto ódio. O ódio não é contra Dilma, o ódio é contra o projeto. É contra o que representamos neste país. É importante que a gente saiba que incomoda muita gente.

Em resumo: a história que diz que Lula chamou nordestinos de ignorantes e pobres é falsa! A frase, na realidade, foi tirada de contexto e interpretada de outra forma para apontar que o ex-presidente Lula teria ofendido o povo nordestino. O vídeo em que o ex-presidente aparece discursando mostra que, na verdade, Lula fez uma comparação entre Dilma e ele mesmo para se referir que ambos sofrem críticas. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.