Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula pede licença ao STF para tirar lua de mel em Dubai com Janja #boato

Lula pede licença ao STF para tirar lua de mel em Dubai com Janja #boato

Lula pede licença ao STF para tirar lua de mel em Dubai com Janja, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Advogados de Lula pedem ao STF para que ele e Rosângela Silva, a Janja, passem lua de mel nos Emirados Árabes. Ministro Ricardo Lewandowski já acenou que concorda.

Os dias passam e um assunto que nunca morre no Boatos.org é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao longo de sua prisão, que ocorreu no dia 7 de abril de 2018, o nome de Lula até que andou meio sumido.

Porém, desde o dia 8 de novembro de 2019, quando Lula deixou a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), graças à uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão em segunda instância, as fake news sobre o ex-presidente voltaram com força.

E de acordo com a história de hoje, o ex-presidente teria dado trabalho ao STF. Tudo porque, segundo publicações, os advogados de Lula teriam solicitado uma autorização para o ex-presidente viajar para fora do país. O motivo? Ele iria passar sua lua de mel, junto com Janja, em Dubai, nos Emirados Árabes. Ainda de acordo com a informação, o pedido teria sido encaminhado para o ministro Ricardo Lewandowski que, por sua vez, teria acenado de forma positiva ao pedido. Confira:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Então… Lula vai se casar, o STF vai autorizar sua Lua de Mel em Dubai. Então, o avião cai e não sobra mais nada. Mas o nefasto vai forjar que morreu e se encontrará em local incerto e não sabido, com dona Marisa e seu neto que devem estar muito vivinhos esperando por ele”. Versão 2: “Lula vai casar e passar a lua de mel em Dubai? Cadê a polícia federal? Noivo em fuga!”.

Versão 3: “LULA DE MEL DE LULA E JANJA. Advogados do ex presidente solicitaram hoje ao STF, autorização para o casal possam passar a sua Lua de Mel, em Dubhay nos Emirados Árabes. O processo foi distribuído para Ministro Lewandowski que já acenou que concorda”.

Lula pediu licença ao STF para tirar lua de mel em Dubai com Janja?

A informação deixou mais irritado ainda quem já não estava lá tão satisfeito assim com a soltura de Lula. Mas será que essa história de que Lula iria tirar sua lua de mel com Janja, em Dubai, é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Ao ler as publicações, ficamos desconfiados imediatamente. As mensagens apresentam diversos detalhes duvidosos, como o caráter vago e alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Além disso, o número de boatos sobre Lula depois que ele deixou a prisão aumentou de forma exponencial, tanto que o Boatos.org fez um compilado das 21 fake news desde que o ex-presidente foi solto.

Vale ressaltar que um pedido como esse, no STF, seria público. Além disso, a solicitação também iria gerar muitas notícias, uma vez que se trata de Lula. Porém, ao procurar por mais detalhes, nada encontramos em fontes confiáveis.

Mais do que isso,descobrimos que o perfil mais popular que publicou a informação já é um velho conhecido do Boatos.org. Aqui no site, temos diversas histórias desmentidas desse perfil, como a que dizia que a morte de dona Marisa seria uma farsa. Também o caso que apontava que a primeira-dama da Venezuela teria reservado um andar inteiro em um hotel no Rio para o réveillon e, por fim, a história que dizia que o ministro Lewandowski teria pedido para que uma sessão do STF que julgava Lula fosse secreta.

É importante ressaltar que, em teoria, Lula não precisa pedir nada ao STF e nem cumprir medidas como usar tornozeleira eletrônica e entregar seu passaporte. Isso só aconteceria se Lula representasse algum perigo aos cidadãos ou à própria investigação. Vale lembrar também que no início de 2018, antes de ser preso, Lula teve seu passaporte confiscado pela Polícia Federal. Na época, os magistrados entenderam que havia riscos de Lula tentar deixar o país caso fosse condenado. Porém, já em fevereiro de 2018, o passaporte foi devolvido e os direitos fundamentais de Lula foram restituídos.

Para finalizar, também é importante destacar que o ex-presidente Lula ainda não decidiu quando irá se casar com Rosângela Silva. Por isso, a hipótese de lua de mel cai por terra.

Em resumo: a história que diz que Lula pediu licença ao STF para tirar lua de mel em Dubai com Janja é falsa! Desde que foi solto, Lula não precisa pedir autorização a ninguém para usar seu passaporte. Além disso, toda a história surgiu em um perfil já conhecido aqui no Boatos.org. Por fim, Eles ainda não marcaram a data de casamento. Então, a hipótese de lua de mel é bastante falha. Dessa forma, a história não passa de #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2OsV71C