Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula ficou de joelhos para Hugo Chávez e Evo Morales, mostra foto #boato

Lula ficou de joelhos para Hugo Chávez e Evo Morales, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra ex-presidente Lula de joelhos enquanto abraça a cintura de Hugo Chávez e fazendo deferência para Evo Morales.

Enquanto prepara os últimos detalhes para o novo governo, Jair Bolsonaro tem realizado encontros com líderes mundiais. Um dos últimos deles foi um encontro com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton. Durante a reunião, uma imagem chamou atenção: a do presidente eleito prestando continência para o norte-americano.

Em meio a comentários críticos de quem não nutre muita simpatia por Bolsonaro, os admiradores do presidente eleito resolveram “armar o contra-ataque”: começaram a viralizar uma foto do ex-presidente Lula ajoelhado perante Hugo Chávez (ex-presidente da Venezuela, falecido em 2013) e Evo Morales (presidente da Bolívia). Leia as mensagens que circularam online junto com a foto:

Versão 1: Tem esquerdista reclamando que Bolsonaro prestou continência para o assessor de Segurança Nacional do Trump, mas será que eles se indignaram quando Lula se ajoelhou e falou no microfone do ditador Hugo Chávez?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Petistas disseram que Jair Messias Bolsonaro PRESTAR continência ao Sr. John Bolton, da Agência Nacional de Segurança dos EEUU era subserviência aos americanos. Ajoelhar e fazer um b… para Hugo Chávez seria o que então???

Versão 3: Enquanto os petistas falam da continência de Bolsonaro ao americano, não vamos deixá-los esquecer, da referência de joelho, que Lula fez aos ditadores Hugo Chaves e Evo Morales.

Foto mostra Lula de joelhos para Hugo Chávez e Evo Morales?

Todas as versões apresentadas e tantas outras começaram a circular com muita força na internet. Mas será mesmo que a imagem que mostra o ex-presidente Lula se ajoelhando para Chávez e Evo é real? Não, não é. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a mensagem, ficamos muito curiosos. Afinal, uma cena como essa entre líderes de países seria “peculiar” e viraria notícia em diversos portais. Sabe em quantas fontes confiáveis achamos a informação? Zero. Não há uma notinha na mídia (brasileira ou estrangeira) falando “Lula se ajoelha perante Chávez e Evo”. Nadica de nada.

Uma olhada com mais atenção na imagem e notamos que a imagem de Lula está com uma iluminação um pouco diferente da do resto do ambiente.  Também notamos que a qualidade da imagem é muita baixa (clássico de imagens adulteradas). E aí começaram as desconfianças de que seria uma montagem.

As desconfianças viraram certeza quando encontramos uma foto da Cúpula do Mercosul de 2007. A imagem, publicada em uma galeria de fotos de um site do Uruguai, mostra Lula dando um abraço em Hugo Chávez. Detalhe: ambos estão em pé. Segundo detalhe: as poses de Chávez e de Lula são idênticas a da imagem.

Olha a foto original de Lula e Chávez (Portal Montevideo)
Olha a foto original de Lula e Chávez (Foto: Portal Montevideo)

Como uma imagem vale por mil palavras, já temos o veredicto. A imagem que circula na internet e mostra o ex-presidente Lula de joelhos perante Hugo Chávez e Evo Morales é falsa. Trata-se de uma montagem feita em cima de uma imagem de 2007 de um encontro no Uruguai.

PS.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.