Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula vai dar entrevista para TV no dia 27/10, véspera das eleições #boato

Lula vai dar entrevista para TV no dia 27/10, véspera das eleições #boato

Boato – Justiça autoriza entrevista do ex-presidente Lula no dia 27/10, após horário eleitoral na TV e na véspera do segundo turno das eleições.

Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições, as polêmicas e notícias falsas continuam esquentando ainda mais o debate em torno das urnas. A última “notícia” do mundo político aponta para uma entrevista bombástica do ex-presidente Lula.

Segundo publicações nas redes sociais, o ex-presidente Lula dará uma entrevista no dia 27/10, após o fim do horário eleitoral na TV e Rádio e um dia antes do segundo turno das eleições. A mensagem afirma, ainda, que o petista revelará que Bolsonaro planejou seu atentado, que o candidato do PSL  não poderá se defender e que essa será a última cartada do PT e da Rede Globo. Ao fim, a mensagem apresenta o link de uma mensagem. Leia:

*URGENTE!!!* O presidiário Lula foi autorizado a dar entrevista dia 27 sábado, depois que acabar o horário eleitoral e um dia antes das eleições do segundo turno. Fontes confiáveis e dignas viram os textos que o militante está decorando para falar na TV. Ele vai dizer que foi o próprio partido de Bolsonaro que armou seu atentado, dizer que Bolsonaro incita o ódio e a violência, que bolsonaro vai perseguir os pobres e afirmar que vai voltar a presidência se HADDAD for eleito.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

SERÁ A ÚLTIMA CARTADA NOJENTA, NAZISTA DESSA GENTALHA VERMES VERMELHOS JUNTO DA REDE ESGOTO. O objetivo da GLOBO, é ficar repercutindo e comentando a entrevista em várias emissoras, inclusive vai haver a interrupção da programação da globo onde vai entrar aquele PLANTÃO URGENTE ao vivo.

Tudo isso será na data estratégica, ou seja, dia 27 de outubro, um dia antes das eleições, onde bolsonaro não poderá se defender e nem dar entrevista pois é proibido pelo TSE. *REPASSEM E AVISE A TODOS PARA QUE NINGUÉM SEJA ENGANADO*

Lula vai dar entrevista na véspera do 2º turno das eleições?

A informação viralizou entre apoiadores do candidato Jair Bolsonaro no WhatsApp e no Facebook. Mas será mesmo que Lula vai dar uma entrevista na véspera do 2° turno das eleições? A resposta é não. Entenda os porquês.

Para começo de conversa, a mensagem segue o enredo clássico de boatos online: alarmista, cheia de informações vagas, não cita fontes confiáveis, possui erros de ortografia e pedidos de compartimentos. Pacote completo para ninguém colocar defeito.

Não por acaso, a fonte da notícia (que é linkada ao final da mensagem) é um site conhecido pela equipe do Boatos.org. Já desmentimos, por exemplo, histórias vindas de lá como de que Sérgio Moro escreveu um carta sobre “revolução” ao povo brasileiro e a entrevista de Adélio Bispo para a TV Globo.

Ao analisar o boato sobre a entrevista de Adélio e comparar com o texto da suposta entrevista de Lula, percebemos que a história de hoje é apenas uma “evolução” do outro boato. Mesmo com esses indícios, resolvemos buscar alguma informação sobre a história em fontes confiáveis e, como você deve imaginar, nada encontramos.

De fato, houve pedidos de entrevistas para o ex-presidente que, apesar de terem sido aceitos pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram derrubados pelo presidente do STF, o ministro Dias Toffoli. Pedidos que só devem ser apreciados após o final das eleições.

Por sinal, recentemente, a Procuradora-Geral da República, Raquel Dogde, apresentou um parecer contra o pedido para que o petista conceda entrevistas para a jornalista Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo) e para o jornalista Florestan Fernandes Júnior.

Resumindo: Lula não vai dar nenhuma entrevista na véspera do 2º turno das eleições e tampouco foi autorizado pela Justiça para tanto. A história possui todas as características de boatos, nasceu em um site de fake news e não tem lógica nenhuma. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.