Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é envergonhado por repentista em comício no Nordeste #boato

Lula é envergonhado por repentista em comício no Nordeste #boato

Lula é envergonhado por repentista em comício no Nordeste, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

LulaBoato – Em palco de evento, repentista nordestino envergonha Lula sobre obra de transposição do São Francisco e elogio Bolsonaro

Como já era de se esperar (e como já vínhamos alertando por aqui), as fake news sobre as eleições de 2022 já estão pipocando nas redes sociais. E tem para todos os gostos: sobre as urnas eleitores, sobre a esquerda, sobre a direita, sobre os candidatos e partidos etc.

Mas ao que tudo indica, a desinformação sobre as eleições de 2022 devem seguir causando dúvidas nos eleitores e se intensificar até a data do pleito. Enquanto isso, teremos muito trabalho por aqui no Boatos.org.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada na internet, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria passado vergonha ao receber um repentista no palco de um evento. Segundo as imagens, o repentista teria “falado verdades” sobre a transposição do São Francisco e elogiado o presidente Jair Bolsonaro por ter finalizado a obra. Ainda de acordo com a história, Lula teria ficado envergonhado e se dirigido para fora do palco. “Lula Lalau passando uma vergonha atrás da outra”, diz uma das mensagens. “Lula é envergonhado por repentista no Nordeste”, aponta outra.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Lula é envergonhado por repentista em comício no Nordeste?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e virou conteúdo para muitos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta do suposto áudio do vídeo e da falta de provas.

Recentemente, a internet tem sido inundada de vídeos editados que, supostamente, mostram Lula sendo atacado por eleitores. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que público teria gritado “Lula na cadeia” e “Globo lixo” durante o carnaval na Marquês de Sapucaí. Também a que indicava que um espectador teria gritado “prendam o Lula” durante o teatro da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE) e, por fim, a que apontava que Lula foi recebido com gritos de “ladrão”, durante visita a Guarapuava (PR), em 2022.

Ao analisar o vídeo, é possível perceber que o áudio não acompanha as imagens e está claramente deslocado e fora de sincronia. Além disso, o áudio está limpo e não mostra outros barulhos, como o da plateia, o das conversas paralelas enquanto o repentista se apresentava e muito menos dos flashes das câmeras fotográficas.

Resolvemos, então, buscar pela origem da canção e descobrimos que os versos foram criados pelo repentista Chapéu de Couro, em 2020. O vídeo do poeta foi compartilhado por Flávio Bolsonaro, no dia 25 de julho de 2020.  Apoiador de Bolsonaro, Chapéu de Couro escreveu os versos em comemoração à inauguração de um trecho da transposição do rio São Francisco no Ceará. O trovador também já é bastante conhecido por escrever versos em apoio ao presidente Bolsonaro.

Em resumo: a história que diz que Lula teria passado vergonha por causa de um repentista é falsa! O vídeo usado como prova, na verdade, trata-se de uma montagem. É possível ver que o áudio está deslocado e fora de sincronia. Além disso, também podemos observar que o áudio está limpo, sem o barulho da plateia ou dos flashes das câmeras. Por fim, descobrimos que o áudio foi retirado de um vídeo feito pelo repentista Chapéu de Couro, em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, em 2020. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: