Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que vai acabar com o Pix quando assumir a Presidência #boato

Lula diz que vai acabar com o Pix quando assumir a Presidência #boato

Lula diz que vai acabar com o Pix quando assumir a Presidência, diz boato

Boato – O ex-presidente Lula declarou que, assim que assumir a Presidência da República, vai acabar com o sistema de pagamentos Pix. Notícia foi dada pelo portal g1.

Daqui (na verdade, de antes daqui) até as eleições, o que não vai faltar é notícia falsa relacionada a supostas promessas “não-populares” de alguns candidatos à Presidência da República. E a história de hoje aponta para uma suposta fala do ex-presidente e pré-candidato Lula.

Um print do portal g1 aponta que Lula teria prometido acabar com o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado durante o governo Jair Bolsonaro. A matéria apontaria que Lula teria declarado que “Pix só favorece milicianos). Leia o conteúdo do print e veja algumas das mensagens que circulam online:

Conteúdo do print: G1 Política Lula diz que um dos seus projetos é acabar com o PIX assim que assumir a presidência. Brasileiro gosta é de receber seu salário, segurar e contar as notas esse negócio de Pix só favorece milicianos. Por Astolfo Mota.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mensagem: URGENTE-LULA QUER ACABAR COM O PIX O ex-presidiário, mais uma vez, quer fazer a alegria dos banqueiros, usando os mais humildes. O ex-presidiário não te conta que o PIX acabou com a renda milionário que os bancos tinham ao cobrar taxas de transferências bancárias.

Lula diz que vai acabar com o Pix assim que assumir a Presidência?

Não demorou muito para a tal informação se espalhar em perfis de redes sociais ligados a Bolsonaro. Só que, além de Lula não ter dado qualquer declaração sobre “acabar com o Pix”, o print do portal g1 é falso.

Quando nos deparamos com a história, já sabíamos exatamente do que se tratava. Isso porque fake news que se utilizam de “prints” de portais de notícias (como o próprio g1) como prova são clássicos na internet. Outro dia, por exemplo, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que apontava que Dilma e Maria do Rosário haviam assumido um relacionamento.

O modus operandi deste tipo de balela é sempre o mesmo. Alguém entra em um portal de notícias, “inspeciona o código-fonte” (por meio de uma ferramenta do Google Chrome), modifica o conteúdo da página, dá um print screen e sai compartilhando a imagem falsa por aí.

A prova de que a informação é falsa se revela em uma rápida busca por declarações de Lula sobre o assunto. Não só não há nenhuma notícia em fontes confiáveis como também a matéria que viralizou não consta no portal g1. Vale apontar que não encontramos nada sobre o tal “repórter” Astolfo Mota (que teria assinado a matéria) não consta na lista de jornalistas do portal de notícias da Globo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula prometeu acabar com o sistema de pagamentos do Pix assim que assumir a Presidência da República. Ele não deu tal declaração e o print que está circulando por aí é falso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: