Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que negros são vagabundos e escravos #boato

Lula diz que negros são vagabundos e escravos #boato

Lula disse que negros são vagabundos e escravos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, ex-presidente Lula disse que os negros são escravos e vagabundos e não são cidadãos.

Já em 2021 (como apontamos neste texto), estamos vendo uma prévia do que deve vir em 2022 em termos de fake news. Hoje, vamos falar de um conteúdo que deve virar “figurinha carimbada” no período eleitoral das eleições presidenciais do ano que vem e que aponta para uma suposta declaração do ex-presidente Lula.

De acordo com mensagens que circulam online, Lula teria chamado negros de vagabundos e escravos. A prova seria um vídeo com o seguinte teor de fala de Lula: “Sabe, os negros não foram libertados para virar cidadão ou cidadã, ele deixaram de ser escravos para virar vagabundo”. Junto ao vídeo, há as seguintes legendas: “Lula diz negros são escravos e vagabundos” e “Vejam o que Lula pensa acerca de negros”.

Lula disse que negros são vagabundos e escravos?

O que não faltaram foram compartilhamentos do tal vídeo e a “certeza” por parte de muitos de que Lula proferiu uma fala racista em relação aos negros brasileiros. Porém, o vídeo em questão foi retirado de contexto.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vale apontar que não é a primeira vez (inclusive com Lula) que vídeos são editados para imputar acusações contra políticos. Há pouco tempo, desmentimos um boato que apontava para um vídeo com velocidade alterada para dar a impressão que o ex-presidente estava bêbado. Há, ainda, um vídeo que foi cortado para dar impressão de que ele teria xingado nordestinos, Dilma e o PT (desmentimos aqui e aqui).

Assim como nos casos anteriores, o vídeo em questão passou por uma edição para dar impressão de que Lula teria falado mal dos negros. Ao buscar pela filmagem original, chegamos a uma entrevista de Lula ao site Diário do Centro do Mundo (de apoio ao petista) no dia 8 de abril de 2021. No meio da conversa (a partir do tempo 29:04), Lula faz uma crítica a classes dominantes ao dizer o seguinte:

Aqui no Brasil tem uma classe que é originária do escravagismo. Nesse país, sabe, que ela acha que é o seguinte: só tem que ter 35% da população que come, que viaja, que vai para Miami, que vai para Bariloche que vai ver museu na Europa para ver museu nos Estados Unidos. O restante, sabe, tem que se lascar. É assim desde a Proclamação da República. Desde o fim da escravidão, eles pensam assim: Sabe, os negros não foram libertados para virar cidadão ou cidadã, ele deixaram de ser escravos para virar vagabundo, que é como a elite tratava ele e continua tratando até hoje. Então eu me pergunto: quando é que a gente vai se rebelar como ser humano e não aceitar mais isso.

Resumindo: não é verdade que Lula chamou negros de vagabundos. Na realidade, o vídeo que está circulando na internet é um corte de uma fala na qual o ex-presidente parafraseia o que seria uma declaração de membros da “elite brasileira”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: