Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula disse “lamento que mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas estou feliz” #boato

Lula disse “lamento que mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas estou feliz” #boato

Lula disse lamento que mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas estou feliz, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula afirmou que sente muito por mulheres estarem sofrendo com Talibã, mas está feliz, já que os EUA perderam o poder. 

Desde que o Talibã assumiu, novamente, o poder no Afeganistão, o mundo tem olhado com preocupação para o cenário que se desenha no país. Apesar de integrantes do grupo extremista terem garantido que respeitariam os direitos das mulheres, ainda que “à luz da lei islâmica”, notícias dão conta que isso não está acontecendo.

Na província de Herat, que fica no oeste do país, o Talibã proibiu que homens e mulheres frequentassem as mesmas turmas na universidade. Enquanto isso, a jornalista Shabnam Dawran foi impedida de entrar na redação da emissora estatal RTA, onde trabalha.

Em meio à situação, desconfiança de muitos líderes mundiais e fake news sobre o assunto pipocando na internet. De acordo com uma história que está circulando por aí, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria afirmado que lamenta o sofrimentos das mulheres após o Talibã ter assumido o poder, mas que estaria feliz, porque a chegada do grupo extremista ao poder significaria a derrota dos Estados Unidos. Ainda segundo a publicação, Lula teria dito a frase no dia 17 de agosto de 2021. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Lamento que as mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas estou feliz porque o Talibã representa uma derrota dos EUA! Lula em 17/08/2021”. Versão 2: “Que se danem os inocentes, quero é que meus inimigos sejam derrotados! Lula! Terrorista assumido”.

Lula disse “lamento que mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas estou feliz”?

A informação deixou muita gente surpresa nas redes sociais, em especial, no Facebook e causou um enorme burburinho por aí. Apesar disso, a história não tem nada de verdade e a explicação fica por conta da falta de provas e da inexistência da afirmação.

Para começo de história, basta olhar as publicações para perceber que elas apresentam as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Nas últimas semanas, a retomada de poder do Talibã no Afeganistão se tornou assunto para muitas fake news, como a que dizia que um vídeo mostraria que o Talibã matou diversos homens fuzilados no Afeganistão, em 2021. Também a que indicava que Bolsonaro teria disponibilizado um avião para feministas protestarem contra o Talibã no Afeganistão. Se isso não bastasse, o ex-presidente Lula também é um alvo recorrente no mundo das fake news e já apareceu em diversas histórias falsas, como a que apontava que ele teria sido vaiado e expulso de um restaurante em Recife (PE).

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto. Entretanto, ao buscar por manifestações e posicionamentos de Lula sobre a situação no Afeganistão, nada encontramos. Nas páginas oficiais de Lula nas redes sociais, encontramos diversas publicações, mas nenhuma sobre o Talibã ou o Afeganistão.

No dia 17 de agosto de 2021, Lula cumpriu agenda com outras lideranças do PT, no Piauí. Na oportunidade, o ex-presidente concedeu algumas entrevistas, mas nenhuma falando sobre o Afeganistão ou o Talibã.

Em resumo: a história que diz que Lula afirmou que sentia muito por mulheres estarem sofrendo com o Talibã, mas que estava feliz, porque os EUA perderam o poder é falsa! Ao procurar pela frase na internet, não encontramos nada. Nas redes sociais de Lula, também não encontramos nenhuma publicação relacionada ao Afeganistão ou ao Talibã. Se isso não bastasse, não existe nenhuma menção à frase fora das redes sociais. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso