Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula desiste de ser candidato nas eleições de 2022 #boato

Lula desiste de ser candidato nas eleições de 2022 #boato

Lula desiste de ser candidato nas eleições de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Em entrevista nesta semana, o ex-presidente Lula anunciou que desistiu de ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Ele fugiu de Bolsonaro.

Com a Covid-19 (pelo menos aparentemente) começando a ser controlada no Brasil, o debate público e, claro, as fake news começam a se voltar para as eleições do ano que vem. E, entre debates rasos sobre sexualidade, denúncias falsas sobre “comunismo” e otras cositas más, começou a circular “uma bomba”: a informação de que Lula não seria mais candidato em 2022.

Sites e perfis favoráveis a Bolsonaro em redes sociais estão usando uma entrevista do ex-presidente ao jornalista Leonardo Sakamoto para apontar que Lula teria desistido da candidatura no ano que vem. A prova seria um trecho em que ele falava “Se eu tiver juízo, tenho que ajudar para que o PT tenha outro candidato e que eu seja um bom cabo eleitoral”. Junto ao vídeo, há a informação de que a entrevista sido dada nesta semana. Leia mensagens que circulam online:

Versão 1: ACABOU DE SAIR: LULA DESISTE DE SER CANDIDATO (VEJA O VÍDEO) FUGIU DO PÁREO COM BOLSONARO Versão 2: ARREGOU: Lula joga a toalha e desiste de candidatura, mas ñ lança Dilma Ele poderia lançar a Dilma, já q dizem q ela ajudou a tirar os pobres da miséria e q teria sido injustiçada… Taí: “Dilma presidentA”!!! Versão 3: URGENTE: LULA DESISTE DE SER CANDIDATO? URGENTE: LULA DESISTE DE SER CANDIDATO

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 4: URGENTE: LULA DESISTE DE CANDIDATURA PARA 2022 Versão 5: Esta semana, em entrevista ao colunista do UOL, Leonardo Sakamoto, o ex-presidiário Lula foi taxativo: “Se eu tiver juízo, não serei candidato em 2022”. O próprio repórter ficou surpreso e Lula se justificou dizendo que precisa preparar um candidato para o PT.

Lula desistiu de ser candidato nas eleições de 2022?

É claro que muitos bolsonaristas “piraram” com a informação. Porém, não é verdade que Lula tenha desistido de ser candidato nas eleições de 2022 ou mesmo que a entrevista em questão comprove essa informação.

Apesar de não ser candidato “oficialmente” pelo PT à Presidência da República para 2022, Lula é o candidato natural, tem seu nome cotado em pesquisas de opinião (inclusive, liderando as últimas pesquisas) e tem falado como candidato (apesar de não admitir que já ganhou as prévias do PT).

Quanto ao vídeo em questão, houve “um detalhe” que refuta toda a tese que está circulando por aí: ao contrário do que apontam algumas versões da fake news, a entrevista em que Lula faz a declaração a Leonardo Sakamoto é de abril de 2020. A própria página da entrevista destaca que o “conteúdo é antigo”.

O próprio UOL apontou que é falsa a informação sobre “desistência da candidatura de Lula”. Além de apontar que o conteúdo que está sendo compartilhado como atual é de 2020, o site também ressalta que Lula deu declarações recentes se colocando como, por assim dizer, “candidato à candidato”.

Antes de terminar, só precisamos destacar que não é a primeira vez que informações falsas desta natureza circulam na internet. Em 2018, um boato apontava que Lula (além de desistir) estava pedindo votos para Bolsonaro. No mesmo ano, uma fake news apontava que João Amoêdo teria desistido da candidatura à Presidência.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o ex-presidente Lula desistiu de ser candidato nas eleições presidenciais de 2022. O vídeo que circula é antigo e o presidente (apesar de ainda não se declarar “oficialmente candidato”) tem se colocado (inclusive nas pesquisas) como um dos postulantes para o pleito do ano que vem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: