Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula convocou 15 advogados para tirar do ar vídeo em que chama Dilma de “cretina” e diz que o PT é uma “organização criminosa” #boato

Lula convocou 15 advogados para tirar do ar vídeo em que chama Dilma de “cretina” e diz que o PT é uma “organização criminosa” #boato

Lula convocou 15 advogados para tirar do ar vídeo em que chama Dilma de “cretina” e diz que o PT é uma “organização criminosa”, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula contratou 15 advogados para tirar do ar o vídeo chamado “a verdade oculta de Lula” em que diz que Dilma é “cretina, maldosa, mentirosa e safada”, que o PT é uma “organização criminosa” e que encontraram R$ 20 bilhões em sua casa.

Como falamos agora há pouco, boatos que circularam próximo a 2018 estão voltando a circular com força agora em 2022. A história que vamos tratar agora aponta para um vídeo que Lula estaria “tentando tirar do ar das redes sociais”.

De acordo com o texto que acompanha o vídeo e com legendas da filmagem, Lula teria convocado 15 advogados para tirar um vídeo de nome “ a verdade oculta de Lula” do ar. Nas imagens, ele teria dito que Dilma é “cretina, maldosa, mentirosa e safada”, que o PT é uma “organização criminosa” e que encontraram R$ 20 bilhões em sua casa.

Uma das mensagens que circulam online aponta que “LULA CONVOCOU 15 ADVOGADOS PARA TIRAR ESSE VÍDEO DAS REDES SOCIAIS”. “Não deixe esse vídeo morrer no esquecimento! Lula contratou 15 advogados para tirar o vídeo das redes sociais! #Bolsonaro22”, diz outra das mensagens. Assista ao vídeo e leia a transcrição dele:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição: Agora como explicar os panelaços que tiraram Dilma do poder? Porque a Dilma era cretina, maldosa, mentirosa, safada. O problema é que nós temos complexo de vira-lata e não nos damos importância. Eles só deram o azar de mexer comigo.

As pessoas sabiam que o PT foi criado para ser uma organização criminosa, que eu era o chefe porque era o mais importante. Eles foram na minha casa, invadiram minha casa, revistaram minha casa, tiraram tampa do fogão, abriram televisão, levantaram colchão da minha casa. Encontraram 20 bilhões de reais.

Lula convocou 15 advogados para tirar do ar vídeo em que chama Dilma de “cretina” e diz que o PT é uma “organização criminosa”?

Não demorou para o vídeo se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que aponta o texto, o vídeo não tem nada de verdade (na realidade, é uma montagem) e Lula não fez a tal “contratação para o tirar do ar.

Esta história, aliás, já foi desmentida no Boatos.org lá pelos idos de 2017. Em um texto, desmentimos a fake news sobre a “contratação de advogados”. Em outro, desmentimos o teor do vídeo. Como os desmentidos de outrora valem para hoje, relembre o que foi escrito:

1: Não sei se você notou, mas esse tipo de estratégia que aponta que “fulano vai tirar o vídeo do ar”, “compartilhem antes que saia do ar” e etc é típica de boatos na internet. Aqui no Boatos.org, já tivemos que desmentir aquela história do vídeo “que passou no Bom Dia Brasil e o Congresso mandou tirar do ar” ou do vídeo “que passou na TV Senado e saiu do ar”.

Obviamente, esta história de que Lula está contratando 15 advogados não faz o menor sentido. Até porque se ele quisesse, de fato, tirar o vídeo original (que é uma montagem que atinge a imagem dele), seria preciso apenas um advogado. Não precisaria disto tudo. Quanto a todas as cópias do vídeo que se espalhou, nem com um milhão de advogados ele conseguiria fazer algo.

Só por desencargo, fomos procurar o que Lula ou sua equipe falou a respeito do vídeo. Desta vez, não encontramos nenhuma informação que seria pedida a retirada do ar do vídeo. Vale apontar que, recentemente, outro boato sobre um vídeo de Lula viralizou. Nem por isso, foi tirado do ar.

2: À primeira vista, já deu para ver que o vídeo foi editado. Quem olhar com atenção, pode perceber que há “pulos” na fala do ex-presidente. Ou seja, temos a impressão de que o arquivo foi editado. É justamente isso que acontece.

No dia 25 de outubro de 2017, Lula concedeu uma entrevista para a rádio Teófilo Otoni AM, da cidade mineira de Teófilo Otoni. A entrevista, transmitida no Facebook oficial de Lula, teve 46 minutos. Como é possível ver, o vídeo “a verdade oculta” foi criado com falas “picotadas de lá”. Você pode conferir o vídeo completo abaixo e ver que ele é completamente diferente com o que está circulando.

Resumindo: nem Lula deu as tais declarações que estão no vídeo “A Verdade Oculta” tampouco convocou advogados para o tirar do ar (se fizesse, aliás, não estaria errado). A mensagem que está circulando online não passa de um boato que já desmentimos lá em 2017 (duas vezes) por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso