Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula, Bolsonaro e Rodrigo Maia estão infectados com coronavírus #boato

Lula, Bolsonaro e Rodrigo Maia estão infectados com coronavírus #boato

Lula, Bolsonaro e Rodrigo Maia estão infectados com coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro e Rodrigo Maia são diagnosticados com coronavírus. Após ida à Itália, Lula também é contaminado com coronavírus. 

Com mais de 14 mil mortes e 329 mil casos confirmados em todo o mundo, a pandemia do novo coronavírus deixou o mundo em alerta máximo. No Brasil, os casos da doença já passaram da casa dos mil. Nos últimos dias, em meio aos boatos sobre o coronavírus, “notícias” sobre a contaminação de autoridades políticas causou muito zum zum zum nas redes sociais.

De acordo com as mensagens, o ex-presidente Lula, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, teriam sido infectados com o novo coronavírus. No caso do Lula, o texto aponta que, após sua ida à Itália, o petista teria sido contaminado com coronavírus e se recusado a fazer o teste.

Já no caso de Bolsonaro, as especulações começaram depois que várias pessoas que participaram da viagem do presidente aos Estados Unidos testaram positivo para o coronavírus e o “furo errado” da Fox News ao noticiar que Bolsonaro teria sido infectado. Rodrigo Maia teria sido contaminado após viagem à Europa em fevereiro de 2020. Outras versões sugerem a contaminação por causa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que está com coronavírus. Leia o que dizem algumas versões:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Vocês não acham estranho ninguém estar comentando sobre o Lula está ou não com o Corona Vírus, após ter ido a Itália?! Versão 2: Bolsonaro já teve CONTATO DIRETO com 30 pessoas infectadas e não pegou a doença! Está claro que ele é o antídoto. É fundamental fatiar esse homem e distribuir os pedaços para os cientistas acharem a cura! É pelo povo, Presidente! Versão 3: O MAIA ESTÁ OU NÃO COM O VIRUS DO PORCO CONTAMINANDO BRASILEIROS?

Lula, Bolsonaro e Rodrigo Maia estão infectados com coronavírus?

Infelizmente, ninguém está imune à chegada do vírus. Mas será mesmo que Lula, Bolsonaro e Rodrigo Maia estão infectados com coronavírus? A resposta é não. Entenda os porquês.

Embora os personagens sejam diferentes, as três histórias que falam de contaminação têm algo em comum, o texto possui características clássicas de boatos online: vago, alarmista e sem fontes confiáveis. Além disso, ao buscar pela informação, não encontramos nada sobre o assunto.

Agora, vamos aos casos. De fato, o ex-presidente Lula fez duas viagens internacionais. Em fevereiro, o petista esteve no Vaticano, quando encontrou-se com o papa Francisco. Depois, passou 12 dias na Europa. Segundo a assessoria do ex-presidente, Lula não apresentou nenhum sintoma e, por isso, foi orientado a não fazer o teste do coronavírus.

Desde então, o petista reduziu suas agendas e por conta própria submeteu-se a uma quarentena. Vale dizer que, apesar da quarentena, Lula tem se mostrado bem disposto e criticado bastante o governo durante o período.

No caso do Bolsonaro, apesar dos rumores e do número de infectados que estiveram com ele na viagem aos EUA, os dois testes que foram realizados descartaram o vírus. Além disso, o presidente parece disposto e tem participado de diversas coletivas. Inclusive, em uma delas, Bolsonaro afirmou que poderá passar por um terceiro teste.

Pois bem, Rodrigo Maia, também negou que esteja com o novo coronavírus. O presidente da Câmara dos Deputados sequer realizou o teste e afirmou que não possui nenhum dos sintomas da Covid-19.

Sendo assim, podemos afirmar que Lula, Bolsonaro e Rodrigo Maia não estão infectados com coronavírus. A mensagem não passa de muito alarmismo e falta de informação. É claro que nenhum deles está livre de contrair o vírus e, assim como todos nós, ainda há chance de serem contaminados. Mas, pelo menos por enquanto, a informação não procede. Qualquer mudança no quadro, a gente atualiza aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM