Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é atingido por chuva de ovos após sair da prisão em Curitiba #boato

Lula é atingido por chuva de ovos após sair da prisão em Curitiba #boato

Lula é atingido por chuva de ovos após sair da prisão em Curitiba, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra ex-presidente Lula sujo após ser atingido por chuva de ovos quando deixava a prisão, em Curitiba (PR).

O assunto mais comentado nos últimos dias é, sem dúvidas, a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula deixou a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde estava preso, na sexta-feira, dia 8 de novembro de 2019.

A soltura ocorreu devido às mudanças no entendimento do STF sobre a prisão em segunda instância. Por 6 votos a 5, o Supremo decidiu que a prisão em segunda instância é ilegal, possibilitando a saída de Lula e de outros presos na Operação Lava Jato.

Mas nem todo mundo gostou da notícia da soltura de Lula. E de acordo com a história de hoje, essas pessoas teriam colocado a mão na massa. Segundo publicações, Lula teria sido atingido por uma chuva de ovos logo após deixar a prisão, em Curitiba (PR). A prova seria um vídeo que mostra uma imagem do ex-presidente sujo. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Milagre, Milagre ! Fenômeno raro tem atingido o PT. Chuva de ovos ou “egg’s rain”. Lula faz chover ovos no palanque que vocifera”. Versão 2: “Chuva de Ovos: Bem vindo a sua nova rotina!”. Versão 3: “Está chovendo ovo. Lula Ladrão revoltado com a chuva de ovos”. Versão 4: “Assim foi a festa”.

Lula foi atingido por chuva de ovos após sair da prisão em Curitiba?

As imagens deixaram muita gente intrigada e foram motivo de comemoração entre aqueles que não gostam de Lula. Mas será que essa história de que Lula foi atingido por uma chuva de ovos após ser solto é real? Não é!

Vamos aos detalhes! Ao ler as mensagens, é fácil perceber determinados detalhes que geram desconfiança: os textos são vagos, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, também vale ressaltar que após a soltura de Lula, uma enxurrada de fake news envolvendo vídeos fora de contexto começaram a pipocar na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas delas, como a história que apontava que Lula teria sido expulso de um restaurante após sua soltura, em Curitiba (PR). Também o caso que o indicava que Lula teria sido recebido com fogos de artifício, em São Bernardo do Campo (SP), depois que foi solto e, por fim, a história que dizia que presos teriam comemorado a soltura de Lula e a decisão do STF em vídeo.

É importante destacar também que as mensagens falam de cidades do oeste catarinense, como Chapecó e São Miguel do Oeste. Porém, a agenda do ex-presidente Lula não passou por essas cidades. Ele esteve em Curitiba (PR), no dia 8 de novembro, e em São Bernardo do Campo (SP), no dia 9. De acordo com a assessoria de Lula, o primeiro evento do ex-presidente deve acontecer no dia 17 de novembro, em Recife. Lula também deve comparecer a posse do presidente da Argentina Alberto Fernández.

Ao buscar por mais detalhes sobre o vídeo, chegamos a um resultado. Trata-se de um incidente envolvendo a passagem do ex-presidente Lula pela cidade de São Miguel do Oeste (SC), durante a caravana de Lula pelo sul do país, no início de 2018. Naquela época, o incidente gerou uma fake news que afirmava que uma foto mostrava o rosto de Lula sujo de ovos (que foi desmentido pela equipe do Boatos.org).

Pois bem, a história de hoje tem como base essa fake news. Entretanto, naquela oportunidade, a equipe do Boatos.org constatou que a foto era uma montagem. Como é possível ver no vídeo, os manifestantes jogam os ovos em direção a Lula, mas o ex-presidente não é atingido.

Em resumo: a história que diz que Lula é atingido por chuva de ovos após sair da prisão em Curitiba é falsa! O incidente, de fato, aconteceu, mas em 2018. Além disso, Lula não foi atingido pelos ovos. Ou seja, além da história ser falsa, ela também é velha. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/33KpUO3