Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula faz ameaça a padres e pastores durante discurso, mostra vídeo #boato

Lula faz ameaça a padres e pastores durante discurso, mostra vídeo #boato

Boato – Em discurso, Lula ameaça padres e pastores e diz que quando ganhar as eleições vai “dizer qual é o papel deles”.

Faltam pouco mais de quatro meses para o ano de 2021 chegar ao fim e os preparativos para as eleições de 2022 estão de vento em popa. Em meio às pesquisas de intenções de votos e muita polarização política, os boatos insistem em circular por aí.

O último que circula online aponta para um vídeo em que o ex-presidente Lula afirma que, se ganhar as eleições, vai conversar com os padres e pastores como “chefe do supremo” para dizer “qual é o papel deles”. No vídeo, o petista também teria dito que os religiosos não devem se intrometer na política porque “isso não tá certo” e que “eles não podem dar sustentação a um genocida que já é responsável por 450 mil mortes nesse país”. Leia o que diz a legenda e a transcrição do vídeo:

Legenda: A TODOS OS CRISTÃOS recadinho (ameaça) do Lula. Aos padres e pastores. Transcrição do vídeo: Olha, com todo o respeito que eu tenho pelas instituições brasileiras. Eu tô conversando com quem é pastor, com quem é padre. Eu vou conversar com todo mundo, enquanto povo brasileiro e enquanto eleitores, se eu ganhar as eleições, aí eu vou conversar como chefe do supremo, pra dizer qual é o papel deles e não é se intrometendo na política porque isso não tá certo nem hoje, ontem e nem anteontem. Eles não podem dar sustentação a um genocida que já é responsável por 450 mil mortes nesse país.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Lula fez ameaça a padres e pastores durante discurso, mostra vídeo?

É óbvio que o vídeo não passou despercebido entre os fiéis, mas o que nem todos sabiam é que nem tudo que aparece nas imagens é real. Isso porque o vídeo foi retirado de contexto.

Ao bater o olho no vídeo, o enredo da história chama atenção, afinal de contas, o histórico recente de boatos envolvendo o Lula não deixa a desejar (leia aqui, aqui e aqui). Outro detalhe está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis.

Pois bem, ao buscar pela suposta ameaça, não encontramos nada. Curiosamente, durante as buscas, encontramos diversos desmentidos. Um deles é do próprio Partido dos Trabalhadores (PT), que afirmou que o conteúdo é falso e que o vídeo não passa de uma montagem.

Mais uma googlada e encontramos o vídeo original, que, assim como em outros casos, sofreu cortes e foi retirado de contexto. Na verdade, Lula se referia às Forças Armadas, e não a padres e pastores, como afirma a descrição. No vídeo, o ex-presidente criticava interferência de militares em assuntos políticos. Confira nas imagens:

As imagens foram registradas no dia 25 de agosto de 2021, durante uma coletiva de imprensa numa agenda em Natal (RN). Na coletiva, o repórter do jornal Tribuna do Norte perguntou se o Lula, diante das constantes ameaças de golpe, se realmente acreditava que assumiria o cargo, caso fosse eleito em 2022.

Em resposta, Lula disse: “Olha, com todo o respeito que eu tenho pelas instituições brasileiras, a instituição chamada Forças Armadas é a única que tem definido o seu papel na Constituição da República. As Forças Armadas têm o papel de defender o nosso país, defender as nossas fronteiras terrestres, defender a nossa fronteira marítima, defender o nosso espaço aéreo, defender as nossas riquezas minerais, defender as nossas florestas e a nossa soberania. Esse é o papel definido pelas Forças Armadas”.

Mas não é só isso: outros sites de fact checking também desmentiram a informação. O Aos Fatos afirmou que o vídeo é montagem e que na fala original o “petista não se referia a religiosos, mas a militares que se envolvem em política”. A Agência Lupa informou que a informação é falsa e que a “fala do ex-presidente foi editada no vídeo que circula pelas redes sociais”. O Fato ou Fake, do G1, também desmentiu a informação.

Resumindo: Lula não fez ameaças a padres e pastores durante discurso. Na verdade, pegaram um vídeo que ele fala sobre militares e fazem uma montagem fazendo parecer que trata-se de padres e pastores. Ou seja, o vídeo não passa de uma montagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: