Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é acusado como traficante e vai ao STF para impedir decisão de Justiça dos EUA #boato

Lula é acusado como traficante e vai ao STF para impedir decisão de Justiça dos EUA #boato

Lula foi acusado como traficante e vai ao STF para impedir decisão de Justiça dos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-presidente Lula está respondendo processo como traficante e entrou com ação no STF para evitar extradição de Hugo Carvajal para os Estados Unidos.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que apontava que o ex-presidente Lula estaria sendo investigado pela Interpol por tráfico de drogas. Não demorou muito para, mesmo com o nosso desmentido, a “investigação” virar “acusação” na Justiça.

A mais nova mensagem que circula online cita uma matéria da CNN sobre conversas relacionadas à extradição do venezuelano Hugo Carvajal da Espanha para os Estados Unidos para apontar que Lula estaria sendo acusado pela Justiça de tráfico de drogas e que havia entrado no STF (aqui no Brasil) para evitar que a Justiça dos EUA não possa pedir a extradição. Leia o texto que circula por aí:

ACUSADO AGORA COMO TRAFICANTE NO EXTERIOR, *LULA* ACIONA O *STF* PARA BARRAR O ATO DE JUSTIÇA INTERNACIONAL. NOS *ESTADOS UNIDOS*, O *SR. LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA* TAMBÉM SERÁ JULGADO POR ENVOLVIMENTO COM O NARCOTRÁFICO.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

*Após “vomitar” os podres do narco no Estado da VENEZUELA (a fim de tentar evitar extradição para os ESTADOS UNIDOS) o general HUGO CARVAJAL (El POLLO), aquele que era “unha e carne” com HUGO CHAVES, será extraditado para os EUA por decisão da justiça espanhola.* *EL POLLO já apresentou provas através de documentos e entregou o LULA ladrão. Ao depor perante a JUSTIÇA NORTE AMERICANA, ele deverá “vomitar” muito mais !!*

*Nesta semana os socialistas e comunistas da AMÉRICA LATINA sofreram duas duras derrotas.* *E ainda há quem defenda o LULA ladrão, conluiado e beneficiado até por esquemas de narcotráfico.* https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/justica-espanhola-concorda-em-extraditar-general-venezuelano-carvajal-para-os-eua/ Vamos compartilhar com todos os nossos amigos e contatos. Quando o povo acordar vai ser tarde! BRASIL ACIMA DE TUDO DEUS ACIMA DE TODOS. Lula acusado de narcotrafico

Lula foi acusado como traficante e vai ao STF para impedir decisão de Justiça dos EUA?

Não demorou muito para a mensagem tomar conta de redes sociais bolsonaristas e também suscitar adjetivos em relação a Lula. Porém, é falsa a informação que aponta que o ex-presidente sofreu qualquer acusação da Justiça dos EUA em relação a tráfico e que entrou com recurso no STF para impedir a extradição de Hugo Carvajal.

A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados da veracidade da história. O texto tem características de fake news como o caráter extremamente alarmista, erros de português e o pedido de compartilhamento. Ao contrário da maioria das fake news, o texto cita uma fonte confiável. Isso, de certa forma, facilitou a nossa checagem.

A matéria da CNN linkada no texto aponta que a Justiça da Espanha teria concordado com a extradição de Hugo Carvajal (acusado de tráfico de drogas) para os EUA. Em momento algum, o texto aponta que Lula é acusado pela Justiça por tráfico ou que entrou no STF para impedir a extradição de Carvajal.

Não bastasse isso, há um “furo” lógico na história. Nem se tivesse intenção, Lula poderia entrar no STF do Brasil para impedir a extradição. Como se trata de uma decisão de outro país (no caso, da Espanha), ele teria que entrar com um pedido na Justiça espanhola. Vale citar que ele não fez isso.

Além disso, a “tese” de que Lula é acusado ou investigado de tráfico de drogas não só não consta em fontes confiáveis como também é fruto de uma acusação sem provas de uma militante de direita espanhola que repercutiu no Brasil. Falamos sobre por que Lula não é investigado e por que Hugo Carvajal não é mais ligado à esquerda neste texto. Relembre trechos:

Ao analisar o texto, é possível ver que a publicação mistura um monte de acusações sem provas. E ao contrário do que aponta a história, a Interpol não está atrás do ex-presidente Lula, do STF ou do Foro de São Paulo. Essas teorias foram levantadas por causa do depoimento de uma ativista de direita, na Espanha. Na oportunidade, a mulher, que é crítica dos governos socialistas e de esquerda (tanto na Espanha quanto na América Latina), afirmou que os partidos de esquerda do mundo todo são alimentados pelo dinheiro do narcotráfico. Apesar disso, até o momento, ela não apresentou nenhuma prova.

Já o caso do ex-general venezuelano é real. Hugo “el Pollo” Carvajal ex-agente da inteligência venezuelana foi preso e está sendo acompanhado pela Justiça espanhola, que deve extraditar o militar para os Estados Unidos. Apesar disso, ao investigar a situação do ex-general, descobrimos que ele não é ligado ao presidente da Venezuela Nicolás Maduro. Carvajal, na verdade, possuía ligações com o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, de quem foi o chefe dos serviços de Inteligência venezuelanos e até apoiou políticos de direita na Venezuela recentemente.

Além disso, não há qualquer acusação que ligue Lula e Dilma a Carvajal ou ao narcotráfico. Toda essa teoria está apenas na entrevista fornecida pela ativista (que, novamente repetimos, não apresentou nenhuma prova).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula é acusado pela Justiça dos EUA de tráfico de drogas e que entrou no STF do Brasil para evitar a extradição de Hugo Carvajal. A mensagem que circula online não passa de uma nova versão de um boato já desmentido no site.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: