Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Leandro Karnal elogia Bolsonaro e aplaude a prisão de Lula em vídeo #boato

Leandro Karnal elogia Bolsonaro e aplaude a prisão de Lula em vídeo #boato

Leandro Karnal elogia Bolsonaro e aplaude a prisão de Lula em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o historiador Leandro Karnal reconhecendo a posição do presidente Jair Bolsonaro e aplaudindo a prisão do ex-presidente Lula.

No “mundo da polarização política brasileira”, podemos dividir (se formos simplificar) as pessoas em três grupos: 1) Os de direita que criticam os de esquerda. 2) Os de esquerda que criticam os de direita. 3) Os que não fazem parte de nenhum dos grupos, mas são criticados pelos dois. Nesta terceira categoria se encaixa o historiador Leandro Karnal que, graças a um vídeo que está circulando na internet, está sofrendo “alfinetadas” dos dois lados.

As imagens mostram Karnal em um seminário da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul). No vídeo, ele começa falando sobre o Brasil, suas características positivas (como não ter guerras e desastres naturais) e atenta para o fato de “o Brasil não dar certo porque as pessoas não acreditam nele”.

Depois diz que ele “acredita no Brasil mais do que nunca” porque é a primeira vez que vê um “milionário branco” e “governantes de primeiro escalão de um governo que estava no poder” na cadeia. Ele completa falando que isso é o começo e que ele não teria “plano B” pois é brasileiro. No fim, ele cita o hino do Rio Grande do Sul.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Claro que o depoimento fez muita gente “interpretar” que Leandro Karnal estava falando de Lula e de Bolsonaro. Na esteira, elogios “com restrição” (de quem é de direita”) e críticas (de quem é de esquerda) surgiram na web. Leia mensagens e assista ao vídeo:

Versão 1: Sinto dizer que Karnal excepcionalmente nesse vídeo falou bobagem. Só falou dele e para ele; não disse nada ao povo brasileiro. Falou, falou e não disse nada. Será que está alinhado com o governo Bolsonaro. Incrível!!! Versão 2: Agora passo a acreditar ainda mais no novo governo; pois o sociólogo ( KARNAL ) conhecido esquerdista , reconhecendo a posição do Presidente Jair Bolsonaro e aplaudindo a prisão de Lula. Virou a casaca???? Assista!

Versão 3: Leandro Karnal, sociólogo esquerdista, reconhecendo o presidente Bolsonaro e aplaudindo a prisão de Lula. Quem diria hein? Versão 4: Você, que torce para que o Brasil dê certo, o mínimo que você pode fazer é repassar esse texto e o vídeo em anexo Do Professor e Historiador Leandro Karnal, para todos os seus contatos… TODOS mesmo, sem preguiça, de Cinco em Cinco, já que este é o limite de envio no WhatsApp, até completar o total da sua agenda. Faça isso pelo Brasil!!!

Leandro Karnal elogiou Bolsonaro e aplaudiu a prisão de Lula em vídeo?

Como pode ser visto, o vídeo em questão gerou muito buzz na internet. Só há um detalhe: a história que aponta que Leandro Karnal estava se referindo a Bolsonaro e Lula no vídeo é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A justificativa que desmente este boato é muito simples. Apesar de Leandro Karnal ser muito respeitado por algumas pessoas pelas suas opiniões, ele ainda não adquiriu a capacidade de comentar sobre o futuro. Isso porque, ao contrário do que muitas mensagens dão a entender, o vídeo não é atual.

Para descobrir a verdade, fomos atrás do tal evento do Famurs que teve a presença do historiador (que não é sociólogo) e descobrimos que ele ocorreu em 2017. Mais exatamente em 11 de janeiro de 2017. O vídeo abaixo mostra a palestra na íntegra.

Se a “ficha ainda não caiu”, em janeiro de 2017, Lula ainda não havia sido preso. Lula seria condenado por Moro em julho de 2017, condenado em segunda instância em janeiro de 2018 e preso em abril daquele ano. Também é óbvio que Karnal não estava falando de Bolsonaro. Primeiro porque ele não falou “em governo” na fala da Famurs. Ele falou em “Brasil”. Segundo porque, em janeiro de 2017, Bolsonaro ainda não havia sido eleito e nem estava no poder.

Resumindo: a história que aponta que o historiador Leandro Karnal elogiou Bolsonaro e aplaudiu a prisão de Lula em um vídeo é falsa. A filmagem é de 2017, antes da prisão do ex-presidente e da eleição do atual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.