Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Juan Guaidó responde Bolsonaro após indireta a José de Abreu no Twitter #boato

Juan Guaidó responde Bolsonaro após indireta a José de Abreu no Twitter #boato

Boato – Bolsonaro disse que “se autoproclamar presidente é fácil”. Após indireta a José de Abreu, Juan Guaidó respondeu que “um chefe de estado não exerce a democracia via Twitter”.

Na Venezuela, o impasse político continua. De um lado, Maduro tenta se segurar no poder enquanto o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó tem apoio de alguns países do exterior (inclusive o Brasil). A situação “lá” suscitou uma discussão por aqui entre o presidente Jair Bolsonaro e o ator (autoproclamado presidente do Brasil) José de Abreu. E, de acordo com uma postagem que viralizou por aí, até Guaidó entrou na história.

Um print de uma postagem envolvendo Bolsonaro e Guaidó começou a viralizar em redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). De acordo com a postagem, Bolsonaro publicou o seguinte (em uma indireta a José de Abreu): “ Se autoproclamar presidente é fácil, quero ver governar. Boa noite a todos”.

Em seguida, Juan Guaidó teria respondido o seguinte: “Un jefe de Estado no ejerce la democracia por el twitter” (um chefe de estado não exerce a democracia via Twitter). Leia algumas mensagens que circularam online e chegaram até a serem compartilhadas por políticos conhecidos. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: A idiotice é transnacional. Bolsonaro manda mensagem direcionada para o @zehdeabreu e o Juan Guaidó responde em tom malcriado. Loucura pouca é bobagem! Versão 2: Até Juan Guaidó chama Bolsonaro de Burro ao quadrado, kkkkkk

Versão 3: SÓ COMÉDIA ! O bozo manda msg via Instagram para nosso Presidente Auto Proclamado José de Abreu (Um verdadeiro chefe de Estado não se meteria nisso), disse: “Se autoproclamar presidente é fácil, quero ver governar. Boa noite a todos”. E quem responde? kkkkk O fantoche do Trump Juan Guaidó (Auto proclamado) da Venezuela, respondeu: “Un jefe de Estado no ejerce la democracia por el twitter. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Juan Guaidó responde Bolsonaro após indireta a José de Abreu no Twitter?

É claro que a história circulou com força na internet. Mas será mesmo que o autoproclamado presidente interino da Venezuela Juan Guaidó detonou Bolsonaro em uma postagem no Twitter? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

De cara, já ficamos desconfiados da história. Seja do “lado Bolsonaro” ou do lado “anti-Bolsonaro”, a estratégia de prints forjados têm sido recorrentes em fake news. Nesta semana, tivemos um exemplo: o da discussão entre Xuxa e Bolsonaro que nunca aconteceu.

O resultado do encontro entre Bolsonaro e Guaidó no início do mês (no qual o presidente brasileiro chamou o venezuelano de “irmão”) e a necessidade de apoio externo por parte do venezuelano para se legitimar como “interino” diminuem a chance da publicação ser real.

Já com essa desconfiança, fomos buscar pelas publicações do dia 8 de março de 2019 nas contas de Bolsonaro e de Guaidó. Naquela data, Bolsonaro fez uma postagem sobre a reforma da Previdência e só. Guaidó fez nove publicações. Todas relacionadas ao apagão que atingiu a Venezuela. Nada sobre a “discussão” com José de Abreu.

Antes que você fale que “Bolsonaro apagou o vexame”, fizemos uma segunda busca. O site de fact-checking Aos Fatos tem uma ferramenta chamada tweets de Bolso. Ela cataloga todas as postagens do presidente, inclusive as apagadas. O perfil Desbloqueando JB faz o mesmo. Em nenhuma das duas páginas há qualquer menção a postagens de Bolsonaro.

Resumindo: a história que circula online e aponta que o presidente Jair Bolsonaro levou uma “invertida” de Juan Guaidó por causa de José de Abreu é falsa. Nem a publicação nem as respostas existiram. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.