Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu e George Soros iriam fantasiar militantes do MST de índios em protesto em Brasília #boato

José Dirceu e George Soros iriam fantasiar militantes do MST de índios em protesto em Brasília #boato

Boato – Para botar fogo no Brasil, José Dirceu e George Soros tinham um plano maquiavélico: disfarçar integrantes do MST de indíos em um protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

No dia 17 de abril de 2019, o cenário da Esplanada dos Ministérios (centro do poder em Brasília) ficou diferente. Após pedido do Gabinete de Segurança Institucional e autorização do ministro Sérgio Moro, membros da Força Nacional passaram a fazer a segurança no local.

O motivo oficial foi a segurança para os protestos marcados para a Esplanada dos Ministérios: o Acampamento Terra Livre (de indígenas) entre os dias 24 e 26 de abril e manifestações marcadas para o 1º de maio.

A decisão fez com que uma teoria da conspiração mirabolante surgisse na internet: a de que os protestos foram organizados pelo ex-ministro de Lula, José Dirceu, e pelo bilionário húngaro George Soros. O plano, de acordo com o texto, seria disfarçar membros do MST de indígenas para que fizessem baderna em Brasília, fossem reprimidos pela polícia e fizessem um escândalo.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A coisa não parava por aí: a mensagem aponta que a decisão de colocar a Força Nacional na Esplanada dos Ministérios simplesmente acabava com os planos de Dirceu e Soros. Leia trechos do texto que circula online (não colocamos tudo porque era gigantesco):

O PLANO DE JOSÉ DIRCEU E GEORGE SOROS PARA INCENDIAR O BRASIL. FOI POR ISSO QUE O MORO CHAMOU A FORÇA NACIONAL….. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Sob o Comando do Gen Heleno identificou como extremamente perigosas as próximas Manifestações marcadas pelo PT, PSOL, e partidos da esquerda, ONG’S de SOROS, para os próximos dias em Brasília.

Estas Manifestações se dariam em Comemoração ao Dia do ÍNDIO (19/04) e Dia ao Dia do TRABALHO (01/05). Através de investigações preliminares e movimentações foram identificadas algumas destas ONG’S financiadas pelo Mega Investidor Globalista do Inferno GEORGE SOROS.

A Inteligência Brasileira descobriu que estas ONG’S estariam indo a aldeias e comprando muitos artefatos indigenas como Colares, Coquais, Arcos, Flexas, tintas para pintura na pele, e muitas vestimentas. Estariam Também confeccionando roupas indígenas. O GSI descobriu que alguns integrantes destas ONG’S teriam se encontrado várias vezes com o Ex terrorista, e Guerrilheiro JOSÉ DIRCEU.

Para a o Gen.HELENO ficou óbvio que o PLANO DO MAL da Esquerda com o planejamento de JOSÉ DIRCEU e financiado por GEORGE SOROS seria o de “FANTASIAR DE ÍNDIOS”, muitas pessoas ( possivelmente com integrantes do MST) que tenham a aparência, porém que NÃO são INDÍGENAS (cerca de 4 mil) para irem a Brasília, como se fosse uma grande marcha dos Índios, e que não estariam satisfeitos com o Governo do Pres.BOLSONARO, […]

️O PLANO DELES É….. VESTIR PESSOAS COMUNS COMO SE FOSSEM ÍNDIOS, PARA ATACAR PRÉDIOS PÚBLICOS, MINISTÉRIOS, INSTITUIÇÕES, E PROVOCAR O CAOS, INCITANDO A POLÍCIA E TROPA DE CHOQUE PARA O CONFRONTO, E MOSTRAR OS “ÍNDIOS” SENDO REPRIMIDOS PELA POLÍCIA. […]

Quando os Esquerdistas-Socialistas-Comunistas descobriram que a FORÇA NACIONAL foi convocada, Viram seu plano Maquiavélico indo por água abaixo, tratou de ir às redes sociais, iniciando seu eterno XORÔRÔ.

José Dirceu e George Soros iriam fantasiar militantes do MST de índios em protesto em Brasília?

A história gerou muita curiosidade na internet e foi muito compartilhada por perfis simpáticos ao presidente Jair Bolsonaro. Mas será mesmo que esse papo de José Dirceu, George Soros, MST e indígenas procede? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O texto em si já nos deixou desconfiados da veracidade. Além do caráter político que acirra a polarização (algo comum em fake news), a mensagem tem quase todas características de boatos online: é alarmista, tem erros de português e não cita fontes confiáveis que comprovem a tal tese.

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que o texto usa dados reais misturados com muita fantasia (para não dizer outra coisa). O que temos de real. 1) A convocação da Força Nacional por causa dos protestos. 2) Há um protesto indígena marcado (não para o dia 19 de abril e sim para o dia 24 de abril). 3) A decisão gerou críticas por parte desses grupos indígenas.

O resto (incluindo a parte principal) é ilação ou invenção. Não há qualquer prova ou mesmo indício de ligação entre José Dirceu com os protestos do Acampamento Terra Livre. Ao buscar sobre a organização do evento, não há qualquer citação ao petista. A única citação está neste “textão”, que, por sinal, “brotou” de uma mente brilhante nas redes sociais.

Também não há qualquer indício de que George Soros esteja organizando que integrantes do MST se disfarcem de indígenas para um protesto (nem enxergamos muito sentido nisso). Vale dizer que o Acampamento Terra Livre é realizado há anos e nunca houve registros de pessoas “disfarçadas de índios” para protestar. Vale dizer que ao buscar sobre a relação entre Soros e Dirceu, encontramos até divergências de ideias. 

Só para terminar, há uma questão lógica: digamos que, de fato, esse plano tivesse sido preparado, a opção da inclusão da Força Nacional como força de segurança não significaria (ao contrário do que defende o texto) o fim dos planos de “colocar fogo no Brasil” e “se vitimizar”. Ao contrário, seria mais um motivo para o petista e o bilionário falarem em opressão.

Resumindo: a história que aponta que José Dirceu e George Soros estavam com um plano maquiavélico de disfarçar integrantes do MST de indígenas para “tocar o terror” na Esplanada dos Ministérios em Brasília é falsa. Não passa de mais um texto falso que circula na internet e que abusa da criatividade (e falta de inteligência de muitos) para viralizar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.