Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jornal O Globo faliu e parque gráfico foi entregue à Prefeitura de Duque de Caxias #boato

Jornal O Globo faliu e parque gráfico foi entregue à Prefeitura de Duque de Caxias #boato

Jornal O Globo faliu e parque gráfico foi entregue à Prefeitura de Duque de Caxias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornal O Globo faliu e o parque gráfico foi entregue à Prefeitura de Duque de Caxias. A empresa não conseguiu pagar dívida de R$ 500 milhões e teve que demitir os funcionários.

Vários veículos de imprensa no Brasil viraram alvos de ataques na internet nos últimos tempos, especialmente no governo Bolsonaro, levando à violência contra jornais e jornalistas incitada por discursos de ódio de internautas favoráveis às ações do governo federal, que se mostram insatisfeitos com o noticiário. Desses ataques, as fake news contra veículos de comunicação que são espalhadas são as que mais ganham força na internet.

Uma publicação que começou a circular recentemente nas redes sociais, por exemplo, principalmente no Facebook, dá conta de que o jornal O Globo teria falido e entregue o parque gráfico à Prefeitura de Duque de Caxias (RJ). De acordo com a publicação, a empresa não teria conseguido pagar uma dívida de R$ 500 milhões e, por isso, supostamente, foi obrigada a demitir os funcionários e deixar o prédio, que passaria a ser ocupado pela Polícia Militar de Duque de Caxias (PMDC). Confira, a seguir, o texto original da postagem que está circulando online:

Bom dia. Informação: O Jornal O Globo, Faliu, e não podendo pagar uma dívida de mais de $ 500.000.000,00, do parque gráfico de Duque de Caxias, IPTU, etc. Perdeu o parque gráfico para a PMDC, estão desmontando todo o maquinário, e demitiram todos os funcionários, e a PMDC já se apossou do patrimônio e vai implantar todos os seus departamentos no prédio. Que vergonha!! A decadência chegou para esses muquiranas, vão disputar o mercado para vender bala no trem. Abço

Jornal O Globo faliu e parque gráfico foi entregue à Prefeitura de Duque de Caxias?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A publicação viralizou rapidamente, rendendo uma série de outros comentários e compartilhamentos com ataques ao jornal. No entanto, a informação não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta de algumas “pistas” deixadas na mensagem, que, logo de cara, apontam para a possibilidade de ser fake: é vaga, alarmista (tem o intuito de gerar debates políticos entre os internautas), possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, como falamos no início deste artigo, não é de hoje que vemos brotar na internet boatos com ataques à mídia, outro indício de que a história está longe de ser verdadeira. Aqui mesmo, no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu vários fakes do tipo, como aquele que dizia que o Congresso foi invadido por manifestantes em 2019 e a imprensa nada falou; outro que apontava que Trump teria dito que a imprensa do Brasil teme mais um militar do que um corrupto; e até um outro que dizia que a jornalista Maju Coutinho teria sido afastada da Globo por causa de briga com Bolsonaro.

Assim como nestes casos, a história de hoje sobre a suposta falência do jornal O Globo surgiu “sem pé e nem cabeça”. Ela começou a circular junto com um boato sobre a falência da revista Veja (provavelmente, junto com o mesmo vídeo que estava rodando) e que nós também já desmentimos aqui.

No entanto, além de o vídeo em questão não ter nada a ver com a parque gráfico do jornal O Globo, não há nenhuma informação de que a empresa tenha falido ou entregue o parque gráfico à Prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, como aponta a fake news. Vale ressaltar que, apesar de realmente haver uma tendência de queda na circulação de jornais impressos, inclusive, do próprio jornal O Globo, a versão digital está compensando esta queda. Portanto, em médio ou longo prazo, é possível que as operações do jornal (e de outros) parta para o digital. Ou seja, não há qualquer história sobre falência do O Globo ou algo do tipo.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o jornal O Globo faliu e entregou o parque gráfico à Prefeitura de Duque de Caxias é falsa. A notícia surgiu “sem pé e nem cabeça”, já que, apesar da queda na circulação de exemplares impressos, a versão digital do jornal está compensando e não há qualquer indício de falência da empresa ou algo do tipo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: