Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Joesley Batista escreve carta de agradecimento ao PT após Friboi virar JBS Foods Internacional #boato

Joesley Batista escreve carta de agradecimento ao PT após Friboi virar JBS Foods Internacional #boato

Joesley Batista escreve carta de agradecimento ao PT após Friboi virar JBS Foods Internacional, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em carta, Joesley Batista anuncia nova sede da JBS Foods Internacional nos EUA (que não é mais Friboi) e agradece ao PT, Lula e Dilma.

Se existe um boato que já se tornou verdade no imaginário do brasileiro é o que envolve a ascensão do grupo JBS. A história de que o filho do ex-presidente Lula seria sócio do grupo, que é dono da marca de carnes Friboi, é uma das mais famosas e falsas que circulam por aí.

Nos últimos dias, uma suposta carta do empresário Joesley Batista endereçada aos eleitores do Partido dos Trabalhadores (PT) fez sucesso na internet. Na carta, o empresário anuncia a criação do JBS Foods Internacional e a mudança da sede para os Estados Unidos e agradece aos eleitores do PT, Lula e Dilma. Leia o que diz a mensagem:

JBS Foods International Prezados clientes e amigos: A partir de hoje estaremos atendendo em nossa nova sede nos EUA. A antiga Friboi do grupo JBS passa a se chamar JBS Foods International. Gostaríamos de agradecer a você inocente eleitor do Partido dos Trabalhadores, que indiretamente ajudou um simples açougueiro do interior de Goiás a se tornar dono do maior grupo de alimentos de origem animal do mundo, em menos de oito anos. Deixo também aqui registrado meu grande apreço pelo ex-presidente Lula, pela ex-presidente Dilma, pelo ex-ministro Guido Mantega e por todos os integrantes do Partido dos Trabalhadores. Sem vocês jamais teríamos conseguido um financiamento de oito bilhões de reais do BNDES com juros módicos, mas que não pagamos porque o BNDES concordou em transformar a dívida em ações do grupo JBS no Brasil.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Obrigado também aos fundos de pensão da Petros e da CEF que injetaram mais três bilhões de reais na nossa humilde companhia. Não poderia deixar também de lembrar do amigo e talentoso ator Tony Ramos, que topou participar da nossa campanha publicitária, emprestando sua imagem de reputação indiscutivelmente confiável. A todos vocês que infelizmente terão que ficar no Brasil, lamento muito. Enquanto se achavam os humoristas, fazendo piadas sobre a carne com papelão, estávamos finalizando nossa estratégia para sair do país de maneira definitiva. E vocês se achando espertos tentando boicotar nosso produto, aliás a palavra boicote nunca foi tão bem empregada. Temos ciência de que erramos, mas sabemos que as leis brasileiras do século passado nos permitiriam que mesmo cometendo tantos deslizes na cara das autoridades, sairíamos impunes e pela porta da frente deste jogo de interesses tão complexo e rentável. Aos brasileiros crentes e honestos, fiquem com Deus, pois só ele mesmo para salvá-los, porque eu, meu amigo, ficarei com a Ticiana de Boas. Forte abraço. Joesley Safadão

Joesley Batista escreve carta de agradecimento ao PT após Friboi virar JBS Foods Internacional?

A carta deixou uma porrada de usuários indignados, pena que não foi pelo motivo correto. Isso porque o texto está carregado de deboche e informações que não fazem o menor sentido.

E, logo de cara, um detalhe chama atenção: o histórico de textos e declarações falsas atribuídos a famosos. Por aqui, no Boatos.org, já circularam declarações envolvendo empresários de Belo Horizonte, generais Braga Netto e Sérgio Reis. Além disso, Joesley Batista já se tornou uma figurinha carimbada no mundo dos boatos (veja aqui, aqui e aqui).

Coincidência ou não, o texto surgiu como uma “piada” em 2017 e acabou ganhando novos autores com o passar do tempo. Na época, o texto viralizou com uma nota informando que se tratava de uma obra de ficção. “Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência”, diz a mensagem.

Não bastasse isso, o que está sendo informado no texto não está completamente certo. A informação sobre o novo nome não é real. Afinal de contas, a marca Friboi ainda existe, como mostra o site. Pois bem, a empresa sempre foi a JBS e a JBS Foods Internacional é um braço internacional da empresa que, por sinal, existe desde 2016. Ou seja, a troca não é algo recente. Além disso, a publicidade e os produtos do grupo estão aí para provar que não é verdade que a empresa deixou de atuar no Brasil.

Quanto ao Joesley Batista, ele não se deu tão bem quanto aponta o texto. Até porque o empresário continua preso devido outro mandado de prisão, expedido em 2020 pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. Em dezembro de 2020, a Procuradoria Geral da República (PGR) e os empresários repactuaram o acordo de delação premiada.

O acordo de delação foi homologado pelo STF em maio de 2017 e previa pagamento de R$ 110 milhões. Mas, a PGR pediu ao STF a rescisão dos acordos, argumentando que houve omissão de informações nos depoimentos. A delação dos executivos atingiu o então presidente Michel Temer, que chegou a ser denunciado pela PGR pelo crime de obstrução de Justiça. Mas, em 2019, a Justiça Federal de Brasília absolveu o ex-presidente.

Resumindo: Joesley Batista não escreveu carta de agradecimento ao PT após Friboi virar JBS Foods Internacional. A história não passa de uma piada antiga que foi transformada em #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: