Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Campos leva ovada durante evento no Recife (PE) #boato

João Campos leva ovada durante evento no Recife (PE) #boato

João Campos leva ovada durante evento no Recife (PE), diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o prefeito do Recife (PE), João Campos, é atingido por uma ovada durante evento na capital pernambucana.

Os últimos A Semana em Fakes do Boatos.org falaram como vídeos e fotos fora de contexto têm tentado mostrar que a “opinião pública” está divergindo das pesquisas eleitorais (você pode ler com detalhes aqui e aqui). A mais nova história deste naipe aponta para o prefeito do Recife (capital de Pernambuco) João Campos.

Um vídeo que mostra o que seria uma guerra de comida está sendo compartilhado como se fosse de João Campos sendo atingido por uma ovada por populares em um evento no Recife. Em alguns casos, mensagens que acompanham o vídeo apontam que a agressão foi feita após ele “elogiar o PT”. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Prefeito do Recife, João Campos, levou ovada num evento em Recife. Versão 2: O prefeito de RECIFE- pé , Joao Campos, , resolveu dar uma voltinha e foi recebido assim Versão 3: Filho de Eduardo Campos, Prefeito de Recife, foi testar sua popularidade e falar que apoia o PT olha como o povo recebeu chuva de ovos Hahahahahaha #DerretePT

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

João Campos levou ovada durante evento em Recife (PE)?

É claro que a história foi muito compartilhada, principalmente entre simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Só que mais uma vez se trata de um vídeo com legendas erradas que circula online. Não se trata de João Campos no vídeo e não há qualquer relação com ovadas ou PT.

A mensagem e o histórico recente nos deixa muito desconfiados da veracidade de informação. O texto que circula por aí tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a veracidade da história.

E, assim como falamos lá no início do texto, um dos tipos de fake news mais recorrentes dos últimos tempos é a do vídeo retirado de contexto. Temos diversos exemplos aqui e aqui para você relembrar.

Ao buscar por qualquer informação que aponta que João Campos “levou uma ovada” em um evento, nada encontramos em fontes confiáveis. Há de se convir que se a história fosse real, já teríamos notícias sobre o assunto.

Ao buscar sobre o vídeo, descobrimos que, na realidade, foi gravado no município de São Mateus do Maranhão. De acordo com este artigo de checagem do Aos Fatos, a pessoa do vídeo é o prefeito Ivo Resende. A informação foi confirmada pela própria prefeitura local.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o prefeito do Recife João Campos foi atingido por uma ovada após elogiar o PT em um evento na capital de Pernambuco. O vídeo é de outra situação e nada tem a ver com a polarização política no país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso