Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jean Wyllys planejou cuspir em Bolsonaro #boato

Jean Wyllys planejou cuspir em Bolsonaro #boato

Boato – O deputado do PSOL, Jean Willys, agiu premeditadamente e planejou cuspir em Jair Bolsonaro antes de ir até o microfone de votação.

O domingo, 17 de abril ficará marcado pra sempre. Seja você de Direita ou Esquerda, terá que concordar com essa afirmação. Assistimos durante o dia inteiro (literalmente, já que a sessão terminou depois das 23h) ao andamento da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e presenciamos os 30 segundos de fama de 511 deputados (dois faltaram) que um a um deixaram uma mensagem para o país.

Boato diz que Jean Wyllys planejou cuspir em Bolsonaro
Boato diz que Jean Wyllys planejou cuspir em Bolsonaro (Imagem: Fala Brasil/Record)

Para o país, para os filhos, para os netos, para o marido, a esposa, os avós até para políticos falecidos. O fato é que por 367×137, foi aprovado o processo do impeachment, mas esse nem foi o grande ‘lance’ da noite, uma vez que já era esperado. Surpresa mesmo foi a cusparada que o deputado do PSOL, Jean Wyllys, deu no também deputado Jair Bolsonaro. Atitude, que segundo o que está se espalhando pela internet foi completamente premeditada.

No vídeo postado na página Reaçonaria, aparece Jean Wyllys avisando a outro deputado que cuspiria em Bolsonaro. Com a postagem, a seguinte legenda:

URGENTE: O DEPUTADO Jean Wyllys PREMEDITOU E AVISOU OUTRO DEPUTADO QUE IRIA CUSPIR EM Jair Messias Bolsonaro!

TEM QUE SER CASSADO POR QUEBRA DE DECORO!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Essa versão da história foi defendida em outro vídeo, postado na página de Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro e também deputado federal:

Caiu a máscara de Jean Wyllys (PSOL-RJ). Ele é o intolerante, uma pessoa cheia de ódio dentro de si. De fato não representa homossexuais e nem minorias que tanto respeito. Vamos representar no conselho de ética e tomar outras medidas, até porque o deputado diz não se arrepender e poderá fazer de novo. Lamentável e incoerente.


Juntos, esses vídeos já renderam mais de 75 mil compartilhamentos. Porém, o argumento da cusparada premeditada não procede. Quando Jean Wyllys se encaminhou a bancada para votar foi vaiado por grande parte da Casa. Depois de proferir seu voto, como esclarece nesta postagem em sua página do Facebook, o deputado do PSOL foi ofendido por Bolsonaro. Reagiu cuspindo no político do PSC.

Diferente do que se mostra nos vídeos do Bolsonaro filho e da Reaçonaria, a ‘confissão ‘ de Jean Wyllys não foi dita antes de sua votação, mas depois. A Record News citada, realmente flagrou o momento da cusparada e a hora que o deputado do PSOL contou a outro parlamentar que havia cuspido em Jair Bolsonaro. Nitidamente, Jean Wyllys diz ‘eu cuspi no Bolsonaro’, com o verbo no passado. O resto foi inventado para por mais lenha na fogueira.

Não vamos defender a postura do deputado do PSOL, também não vamos criticá-la. Apenas para quem tem memória curta, lembremos que no momento de seu voto Jair Bolsonaro homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que esteve no comando do DOI-Codi de São Paulo de 1970 a 1974. Ustra foi o primeiro militar reconhecido como torturador pela Justiça brasileira.

No fim, o resumo é que Jean Wyllys não planejou cuspir em Jair Bolsonaro premeditadamente, reagiu aos insultos a ele dirigidos (e praticamente assumidos no vídeo de Eduardo Bolsonaro) depois de votar contra o impeachment de Dilma. Decidir quem está mais errado – o homem que idolatra em uma sessão do Congresso um torturador da Ditadura Militar ou o homem que cuspiu na cara do primeiro – é com vocês.