Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jaques Wagner é vaiado durante manifestação no Shopping Barra, em Salvador #boato

Jaques Wagner é vaiado durante manifestação no Shopping Barra, em Salvador #boato

Boato – Ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, teria sido vaiado após visitar Shopping Barra com uma camiseta escrita “Lula Livre”

A política brasileira não anda sendo um tema fácil nesses últimos tempos. Isso porque, digamos que a coisa não está para amadores. Operação Lava-Jato, impeachment, casos de corrupção em altos cargos, políticos conhecidos presos.

E parece que quem também não está tendo uma vida fácil é o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner. No início de 2018, a Polícia Federal indiciou Jaques Wagner por suspeita de receber R$82 milhões em propina pelas obras da Arena Fonte Nova, em Salvador.

E bem, parece que Jaques Wagner está sentindo na pele (e nos ouvidos) a consequência das acusações. Segundo um vídeo que está circulando nas redes sociais, o ex-governador teria sido vaiado após visitar o Shopping Barra, em Salvador, com uma camiseta com os dizeres “Lula Livre”. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Ex Governador Jacques Wagner vulgo “Rolex”, foi ao Shoping Barra hoje a tarde com uma camisa com inscrições “lula livre”.” “JACQUES VAGNER FOI VESTIDO DE LULA LIVRE AO SHOPPING SALVADOR E VEJAM O RESULTADO”. “O ex Governador Jacques Wagner vulgo “Rolex”, foi ao Shoping Barra hoje a tarde com uma camisa com inscrições ” lula livre “. Foi calorosamente… aplaudido..”

Jaques Wagner é vaiado durante manifestação no Shopping Barra, em Salvador?

Bem, com a proximidade das eleições 2018 (que acontecem no próximo dia 7 de outubro), muitas histórias têm surgido nas redes sociais. Algumas verdadeiras, outras nem tanto (para ser gentil). E não podemos esquecer que, neste ano, Jaques Wagner está concorrendo ao Senado. Será mesmo que essa história é real ou é só mais um boato tentando prejudicar a candidatura do ex-governador? Bem, essa história é falsa! Se você quiser mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! No dia 11 de agosto, simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizaram um “trompetaço” no Shopping Barra, em Salvador. Como já era esperado, o evento não reuniu apenas os simpatizantes do ex-presidente, mas também pessoas da oposição (assim como manda a “cartilha” da polarização do Brasil).

E foi no meio de toda essa história, a informação de que Jaques Wagner estaria no Shopping Barra acabou sendo compartilhada por diversos movimentos (auto-denominados) antipetistas. Porém, existe um pequeno detalhe: Jaques Wagner não estava no local.

A primeira coisa que denuncia “a farsa” está no vídeo. Apesar de acusarem o ex-governador da Bahia e candidato ao Senado de ser vaiado, em nenhum momento a filmagem mostra Jaques Wagner. E isso fica bem claro em diversas notícias que circularam sobre a manifestação. Nenhuma faz menção a ele.

O próprio Jaques Wagner chegou a compartilhar imagens da manifestação e, em nenhum momento, fala sobre sua presença no local. A história foi desmentida pela própria assessoria do ex-governador e por sites de notícia da Bahia.

Em contato com o Bahia Notícias, a assessoria do ex-governador negou que Wagner estivesse no centro de compras durante o ato, tratando o fato como “falso”. “Acionaremos a Justiça exigindo direito de resposta contra o MBL, que vem ganhando notoriedade pela sistemática fabricação de Fake News”, apontou a assessoria do petista.

Por fim, vale ressaltar que a história é tão inexata que existem duas versões diferentes pro caso e, em ambas, o nome de Jaques Wagner aparece errado. Em uma, ele é apresentado como Jacques Wagner. Em outra, ele é “Jacques Vagner”. Não precisa nem dizer que erros como esse denunciam boatos.

Em resumo: a história que diz que Jaques Wagner foi vaiado em Salvador por estar usando uma camiseta com os dizeres “Lula Livre” durante uma manifestação é falsa. O ex-governador sequer estava no local onde ocorria o evento. Além disso, a história foi desmentida pela assessoria do ex-governador e também do shopping. Ou seja, #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.