Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ponte Rio-Niterói pode cair por ter rachadura enorme #boato

Ponte Rio-Niterói pode cair por ter rachadura enorme #boato

Boato – Ponte que liga a cidade do Rio de Janeiro a Niterói está com rachadura enorme que compromete a segurança e a viabilidade da construção.

Enquanto parte do país abre os braços para receber a Copa do Mundo 2014, outra parcela da população se manifesta contrária à realização do evento aqui na pátria amada. Os argumentos para a desaprovação da Copa no Brasil preenchem uma lista grande, entre os quais a falta de infraestrutura no país.

É nesse contexto conturbado de apoiadores e contrários que, para botar lenha na fogueira, uma imagem da ponte Rio-Niterói tem sido compartilhada nas redes sociais deixando rastros de insegurança e desaprovação. A foto foi postada na página da famigerada TV Revolta e mostra a estrutura de 40 anos de idade com uma rachadura preocupante.

Na foto a legenda ‘Assinante da TV Revolta registra rachadura enorme em ponte Rio Niterói’ não explica e também não questiona nada, mas associada à imagem e às tensões atuais no país, foi suficiente para gerar milhares de comentários, compartilhamentos e críticas revertidas diretamente ao evento esportivo.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Todavia, porém, entretanto (e se atentem às conjunções para que fique claro o que vem a seguir), a irregularidade registrada na imagem não é uma irregularidade, ou uma rachadura muito menos uma falha na estrutura. Trata-se de uma junta de dilatação, criada propositalmente quando a ponte foi construída e necessária para que a as duas partes da construção possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.

A técnica específica da engenharia foi esclarecida pela própria CCR, concessionária da ponte, que se manifestou após a repercussão da imagem nas redes sociais. Segundo a concessionária, uma ponte de tamanha proporção precisa deste tipo de abertura para evitar o surgimento de fissuras (rachaduras) nas lajes e vigas da construção.

E para que não fique suspeito, afinal podemos pensar ‘claro que a concessionária dirá que isso é normal, foram eles que fizeram!’, o site Engenharia é, referência para estudantes e profissionais da área, explica da mesma forma a necessidade de juntas de dilatação em grandes estruturas. Basta conferir.

Que fique claro que esta matéria não tem por intuito ou objetivo central defender a realização da Copa do Mundo no Brasil nem criticar quem é contra o evento. Não mesmo. A função deste texto é apenas desmentir mais um boato que erroneamente divulgado pôs em suspeita a utilização de uma via necessária a milhares de pessoas diariamente.

Aos cidadãos que passam pela ponte Rio-Niterói um recado direto, então: tranquilizem-se que a via não cairá, pelo menos não por causa dessa rachadura ou das várias outras que existem na ponte. Rachaduras não, juntas de dilatação.