Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Informação errada: ministros vão ganhar Bolsa Copa do governo

Informação errada: ministros vão ganhar Bolsa Copa do governo

Informação errada aponta que ministros vão receber Bolsa-Copa para ir em estádios
Informação errada aponta que ministros vão receber Bolsa-Copa para ir em estádios

Boato – Mesmo com todos os problemas no país, o governo criou uma bolsa para ministros assistirem jogos em estádios durante a Copa do Mundo de 2014.

Às vésperas da Copa do Mundo de 2014, os boatos sobre o evento no país estão cada vez mais se espalhando na internet. Desta vez, uma informação dá conta de que os ministros vão receber uma bolsa do governo para assistir jogos nos estádios durante a Copa no Brasil.

A história, que se espalhou por blogs, aponta que um decreto da presidente Dilma Rousseff garante aos ministros de Estado uma bolsa para assistir jogos da Copa do Mundo.

É claro que a notícia caiu como uma bomba em redes sociais após ser publicada em páginas no Facebook como a TV Revolta. A postagem em redes sociais aponta para uma notícia de jornal falando da criação da Bolsa-Copa e um texto dizendo “Governo cria Bolsa-Copa com diária de até R$ 581 para ministros e servidores federais”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Páginas como a Coluna Esplanada (de Leandro Mazzini e publicada nos blogs do UOL), Folha Política e o Bocão News também falaram sobre a reedição do benefício para a Copa de 2014. Apresentada a história, vamos pontuar algumas coisas para que fiquem claras até que ponto a história é verdadeira.

O primeiro ponto diz respeito a postagem na página da TV Revolta. Para quem não prestou atenção aos detalhes, a foto da notícia que fala da criação do benefício é antiga. Ela data de 2013, no período anterior à Copa das Confederações.

Além disso, o termo Bolsa Copa dá a impressão de que os ministros vão ganhar um benefício por causa do evento. O que acontece, na realidade, é que haverá um aumento nas diárias não apenas para ministros como também para militares que vão trabalhar na Copa do Mundo. Ou seja, apenas quem comparecer aos jogos como compromisso oficial vai receber o benefício. E não vão ser apenas ministros.

O próprio Ministério do Planejamento publicou uma nota explicando alguns detalhes sobre a Bolsa Copa. De acordo com a nota, não existe aumento de gastos no orçamento para os ministros e militares na Copa do Mundo. Além disso, é reiterado que os servidores que receberão o aumento vão cumprir tarefas ligadas à organização, à logística e à segurança na Copa. Olha o que diz o texto:

A legislação em vigor assegura a qualquer servidor, de qualquer escalão, seja ou não em época de Copa do Mundo, o direito de receber diária para cobrir gastos com hospedagem, deslocamento e alimentação.

A nota ainda aponta que o objetivo é a adequação aos preços das hospedagens em cidades-sede no período da Copa do Mundo. Na lógica do Ministério, se a diária dos hotéis aumenta no período, o valor da diária de quem trabalhar deve aumentar.

Por fim, a nota aponta que “os novos valores visam fazer com que os serviços inadiáveis, vinculados ou não à Copa do Mundo, continuem sendo realizados nas cidades-sede”.

Resumindo: o termo Bolsa Copa pode dar uma interpretação de que é um prêmio ou um presentinho para os ministros irem passear e assistir os jogos da Copa. O que não é. Trata-se de um aumento para compensar a inflação no período de Copa. Um reajuste nas diárias para fazer com que funcionários públicos não fiquem no prejuízo por causa do aumento dos preços nas cidades-sede da Copa.

 Nota do editor: a grande repercussão sobre o assunto fez com que leitores do Boatos.org pedissem que esclarecemos até que ponto a história da Bolsa Copa é verdade. Por isso, apesar da história não ser totalmente falsa, acabamos explicando a história e mostrando que Bolsa Copa não existe. Agora se o aumento nas diárias é justo ou não, vocês podem falar nos comentários.