Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Índios confirmam que esquerda e ONGs estão botando fogo na Amazônia #boato

Índios confirmam que esquerda e ONGs estão botando fogo na Amazônia #boato

Índios confirmam que esquerda e ONGs estão botando fogo na Amazônia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra índia da Amazônia denunciando que baderneiros esquerdistas e ONGs estão colocando fogo de propósito para prejudicar Bolsonaro.

O assunto Amazônia, ou melhor, incêndios na Amazônia, transcendeu o debate público no Brasil e virou tema de discussão internacional. Em meio a críticas da postura do governo em relação a questões ambientais, algumas pessoas, inclusive o presidente Jair Bolsonaro, têm levantado suspeitas de que os incêndios são fruto de uma ação de “ONGs” e “esquerdistas”.

Em meio a esse quadro, um vídeo começou a circular na internet como a “prova” de que são mesmo os “baderneiros esquerdistas e ONGs” que estão colocando fogo nas florestas em “represália” (no texto está represaria, mas tudo bem) a Bolsonaro.

Na filmagem, uma indígena fala o seguinte: “Olha o que eles fizeram na nossa reserva. Dois anos que a gente tá lutando pra preservar isso aqui e agora vem uns baderneiros e picam fogo na nossa aldeia. Se não bastasse a Vale matar o nosso rio. Agora vieram e puseram fogo na nossa reserva. Amanhã nós vamos fechar a pista e queremos a mídia para nos defender”. Leia a mensagem que acompanha o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

*URGENTE!!* *ÍNDIOS CONFIRMAM!!* *A ESQUERDA BANDIDA E AS ONGS ESTÃO BOTANDO FOGO NA AMAZÔNIA* *Há FORTES evidências de que certas queimadas na Amazônia são criminosas, e causada por ONGS unidas à extrema esquerda, em represaria à postura correta do Bolsonaro com relação à máfia do meio ambiente, e as maracutaias envolvendo o repasse de dinheiro à essas ONGS picaretas e à esses movimentos e partidos de esquerda.

* *Se a esquerda radical optar por fazer terrorismo agora, tem que ser escurraçados* *Esses vermes vagabundos já estão passando dos limites* *Se querem clima de 64 então vão ter* https://youtu.be/hRJYE2A_s0E *COMPARTILHE COM O MÁXIMO DE PESSOAS !! PRECISAMOS DENUNCIAR ESSES CANALHAS VERMELHOS , QUE FAZEM ISSO PARA TENTAR DESARTICULAR O GOVERNO BOLSONARO!!!

Índios confirmaram que esquerda e ONGs estão botando fogo na Amazônia?

Caramba. O vídeo mostra claramente a insatisfação da índia com o fogo queimando a aldeia. Mas será mesmo que as imagens têm a ver com as queimadas na Amazônia e provam que “esquerdistas e ONGs estão por trás de tudo”? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já chama a nossa atenção. Por que? Porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português, ter pedido de compartilhamento e não citar fontes confiáveis. Só isso já faz a mensagem (que chega ao absurdo de citar “clima de 64”) merecer um olhar mais apurado antes de qualquer compartilhamento.

Ao fazer isso, percebemos um primeiro furo. A mulher da filmagem fala em “se não bastasse a Vale matar o nosso rio”. Vale? Rio? Logo uma pergunta veio à nossa cabeça: como o vídeo é da Amazônia se a Vale tem a ver com o desastre de Brumadinho (MG)? A partir daí, bastou mais uma busca para chegarmos à origem das imagens.

Elas são de julho deste ano e foram gravadas na aldeia Pataxó Naô Xohã, em São Joaquim das Bicas. Essa reportagem do R7 aponta que a mulher que está nas imagens se chama Angorró e era representante dos Pataxó.

Não há qualquer indício de que a ação teria sido de ONGs ou esquerdistas. De acordo com essa publicação da página do Facebook Mídia Ninja (publicada junto ao vídeo e que pode ser vista abaixo), há denúncias de que madeireiros estiveram no local antes do incêndio. Porém, não encontramos nenhuma conclusão da polícia ou do Ministério Público sobre quem foram os autores do incêndio.

Resumindo: a história que aponta que índios denunciaram, em vídeo, que baderneiros esquerdistas colocaram fogo em uma aldeia na Amazônia com a ajuda de ONGs é falsa. O vídeo é antigo, a denúncia não pesa sobre ONGs ou esquerdistas e não é da Amazônia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.