Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hospital do Fundão foi reformado graças ao presidente Jair Bolsonaro #boato

Hospital do Fundão foi reformado graças ao presidente Jair Bolsonaro #boato

Hospital do Fundão foi reformado graças ao presidente Jair Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Em dois anos, o presidente Jair Bolsonaro reformou o Hospital Universitário do Fundão, no Rio, que permaneceu 16 anos abandonado pelo governo do PT. 

A proximidade de eleições volta e meia é marcada por obras que, ao longo dos mandatos, nunca saíram do papel, mas que meses antes do pleito, surpreendentemente, acontecem. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui normas rígidas sobre propagandas eleitorais antecipadas.

Entretanto, não estamos falando aqui sobre obras que iniciam três meses antes das eleições e que são proibidas por lei. Mas aqueles empreendimentos que mais parecem uma forma de lembrar a população que o candidato X ou Y fez muito pelo seu município.

E o pior do que usar esse artifício na prática é utilizar fake news sobre esse artifício. De acordo com uma história que está sendo compartilhada por aí, o Hospital do Fundão teria sido reinaugurado graças a uma reforma paga pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo a publicação, o hospital permaneceu 16 anos abandonado, inclusive, durante a gestão do PT na Presidência. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Falar pra vocês, vocês falam que a política é tudo um lixo. Mas olha só, eu gravei um vídeo a pouco tempo atrás, 16 anos de PT, o Hospital do Fundão tava um lixo. O teto caia. Eu venho com a minha mãe há mais de 20 anos aqui e isso aqui tava um lixo, uma imundice, goteira por todo o lado, num tinha uma porta, a porta era pedaços de tapume fechando. Olha aqui, dois anos de governo Bolsonaro, olha só a obra que fizeram. Inauguraram ontem, por isso que eu tô até assustado agora, porque o atendimento tava sendo feito em outra área. Olha a obra que fizeram. Olha a obra, tudo novo, ó. Ar condicionado novo, bebedouro novo, olha aqui, tudo novo. Teto rebaixado, olha as cadeirinha tudo novo, todo mundo sentado, não tem ninguém aglomerado, não tem ninguém vuco-vuco. Cêis tão de brincadeira. Esse pessoal de esquerda tudo rato, tudo ladrão, tudo desgraçado. Como é que pode 16 anos destruíram tudo. Em 2 anos, o cara reformou tudo, olha aqui. Reformou tudo, tá tudo aí reformado, o hospital tá novo. Como é que pode? E no meio de pandemia, gastando dinheiro pra cacete, no meio de uma pandemia. Eu tô assustado, inaugurou ontem isso aqui”.

Versão 2: “Pra quem vive babando o PT e o Lula Vejam como era o maior hospital federal do Rio de Janeiro na gestão do Lula/PT Como está o Hospital Universitário do Fundão na gestão de Bolsonaro O Brasil tem jeito, basta enxergar a verdade, e deixar o presidente trabalhar”. Versão 3: “Hospital Federal do Fundão, totalmente renovado ! 16 anos no abandono! Esse, pode divulgar ! Isso a Globo lixo não mostra. Parabéns @jairbolsonaro e equipe”. Versão 4: “Hospital do Fundão na entrada da Ilha do Governador – RJ  Reinaugurado neste dia 06-04-2022.  Do lixo ao Luxo, após  16 anos de governo Petista.  Em três anos e três meses do governo Bolsonaro, a diferença”.

Hospital do Fundão foi reformado graças ao presidente Jair Bolsonaro?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e agitou os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da verba para o hospital.

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de ortografia e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, o governo Bolsonaro também foi marcado por fake news sobre supostas obras realizadas por ele. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro teria criado postos de combustíveis sem cobrança de imposto e gasolina a R$2,80 o litro. Também a que indicava que a Ferrovia do Sol seria uma obra de Bolsonaro e, por fim, a que apontava que Bolsonaro teria usado as Forças Armadas para fabricar lanchas escolares.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que o hospital pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ). Em um comunicado divulgado em seu site, a Universidade afirmou que a reforma do ambulatório do Hospital do Fundão não tem nada a ver com o presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a nota, as melhorias foram planejadas pela Direção do Hospital, com o apoio da Reitoria da UFRJ. Por outro lado, as obras só foram concretizadas através de doações do Movimento União Rio, por meio do Instituto da Criança. Leia trechos do que foi escrito:

Renovação de ambulatórios no Hospital do Fundão não é um feito do presidente A verdade é que melhorias foram projetadas pela Direção do Hospital por meio de doações do Movimento União Rio A Reitoria da UFRJ recebeu, com surpresa, a informação de que circula um vídeo nas redes sociais em que um homem narra que melhorias no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) teriam sido um feito do presidente da República. A fala é mentirosa, motivo pelo qual o vídeo foi denunciado ao Facebook.

Na verdade, a renovação dos ambulatórios do Hospital do Fundão, como é conhecido o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, só foi possível devido ao esforço da nova Direção-Geral da unidade de saúde, com apoio da Reitoria da UFRJ. Buscaram-se doações para a reforma estrutural, elétrica, hidráulica e ambiental dos consultórios e espaços comuns dos dois andares de ambulatórios, que possuem um total de 8.000 m². Essas doações foram realizadas pelo Movimento União Rio, por meio do Instituto da Criança. […]

Em resumo: a história que diz que o Hospital do Fundão foi reformado graças ao governo Bolsonaro é falsa! Na realidade, o governo Bolsonaro não tem nada a ver com a reforma do Hospital Universitário do Fundão. As melhorias foram planejadas pela Direção do Hospital, em parceria com a Reitoria da UFRJ (que administra o local). Já as obras foram pagas por meio de doações do Movimento União Rio. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: